Com praias cheias, aumentam salvamentos e ações de prevenção

Além de maior movimentação na orla, guarda-vidas apontam que há comportamento de risco por parte de muitos banhistas

Compartilhe

Maior movimentação nas praias é um dos fatores que causam aumento das ações dos guarda-vidas. Foto: Litoral na Rede

O número de salvamentos realizados pelo guarda-vidas nas praias do Litoral Norte em 12 dias já é maior do que o registrado nos mesmo período das três últimas edições da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).

Entre 18 de dezembro e essa quarta-feira (29), os profissionais resgataram 85 pessoas no mar na região. No verão 2020/ 2021, houve 79 salvamentos no período. Na temporada 2019/2020, foram 84, e na de 2018/2019, 38.

As ações de prevenção, que incluem orientação aos banhistas que se colocam em situação de risco, também aumentaram neste início de temporada. Passaram de 24.781, nos primeiros 12 dias da operação passada, para 27.866.

O  coordenador operacional da Operação Verão, tenente-coronel Isandré Antunes disse ao Litoral na Rede que esses números estão ligados principalmente a maior movimentação nas praias nesta temporada e à atitude de muitos banhistas. “Há comportamentos exagerados, como uso de álcool, inconsequência nas ações, excesso de confiança na natação e falta de zelo”, alertou o oficial do CBMRS .

Dicas de prevenção dos guarda-vidas

  • Procure um lugar para banho onde o guarda-vidas esteja presente; os locais podem ser consultados clicando aqui;
  • Quando estiver no balneário fique atento às crianças, não as perca de vista, não confie a segurança delas a flutuadores infláveis porque eles não substituem a presença do responsável;
  • Não comete exageros: bebida e comida, antes de entrar na água, não trazem  resultados agradáveis;
  • Respeite a sinalização que indica as condições e limitações de banho;
  • Fique onde o guarda-vidas possa vê-lo.

Águas-vivas

Os guarda-vidas já contabilizaram 2.364 lesões por águas-vivas nas praias do Litoral Norte. Nessa quarta-feira, foram 241. No mesmo período do verão passado foram 2.165.

Compartilhe

Postagens Relacionadas