Com motos aquáticas, guarda-vidas salvam banhista no mar e são aplaudidos em Torres

Quatro profissionais participaram do resgate próximo ao paredão da Praia da Guarita; vejo o vídeo

Compartilhe

Guarda-vidas salvaram banhista que eram carregado pela corrente de retorno, na Praia da Guarita, em Torres. Foto: Reprodução

Guarda-vidas, com motos aquáticas, realizaram o salvamento de um banhista na tarde dessa quarta-feira (08), na Praia da Guarita, em Torres. Quatro profissionais, todos eles bombeiros militares, atuaram no resgate de um homem que ingressou no mar em uma área sinalizada com alerta de risco, por meio de bandeiras pretas e vermelhas e cabos de contenção.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a equipe que estava na guarita apitou e orientou o banhista a sair da área onde há uma corrente de retorno fixa. Apesar dos alertas, ele seguiu no mar e acabou sendo levado pela corrente de retorno, sendo necessário a atuação dos guarda-vidas.

Os militares entraram no mar e entregaram equipamento de flutuação à vítima, mas enfrentavam dificuldade para levá-lo até a beira da praia. Nesse momento, outros guarda vidas, que estavam realizando o Curso de Operador de Moto Aquática no Mar (COMAR) para operarem motos aquáticas em salvamento, foram avisados da situação e seguiram em apoio com duas dessas embarcações.

“O mar deu uma reagida, deu uma subida boa e estava bem forte. Os colegas estavam com dificuldade de retirar o banhista pela praia e a gente estava perto e, com êxito, conseguiu diminuir o tempo de resposta e realizar a retirada do banhista, auxiliando os outros dois guarda-vidas”, disse o sargento Edemir Cardoso, que atua no Pelotão de Bombeiro Militar do município, e estava na condição de instrutor do curso e conduzia uma das motos aquáticas.

A segunda moto aquática era pilotada pelo soldado Da Rosa, também instrutor do curso e efetivo do Pelotão de Guarda Vidas de Torres. Os outro profissionais envolvidos no salvamento são os soldados Torres e De Jesus. Durante a ação dezenas de pessoas acompanhavam ansiosas do alto do morro e da beira da praia. Quando o banhista foi retirado da água, os guarda-vidas foram aplaudidos.

Veja o vídeo

O sargento Cardoso destacou que o local onde ocorreu o resgate é bastante perigoso. “Aquela ponta do morro tem uma laje submersa e, com a formação da onda, ela bate com muita força na pedra e tem um redemoinho. Então a moto aquática fez toda a diferença naquele momento”, relatou.

Salvamentos aumentam

Apenas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foram realizados seis salvamentos no mar nessa quarta-feira. Além do caso de Torres, houve três em Imbé e dois em Tramandaí.

Desde o início da Operação Verão 2022/2023, 475 pessoas já foram resgatadas pelos guarda vidas nas praias da região, o que representa um aumento de 82% em comparação com o mesmo período da temporada passada.

Além de disso, o número de mortes no mar é três vezes maior neste verão. Desde a segunda quinzena de dezembro, seis pessoas morreram afogadas.

Compartilhe

Postagens Relacionadas