
A beira-mar de Tramandaí está começando a ficar com cara de verão. Quiosques começaram a ser montados na faixa de areia e 12 novas guaritas de guarda-vidas estão sendo construídas.
O trabalho é voltando a qualificar as condições das praias de Tramandaí para a temporada 2024/2025. Boa parte das estruturas dos 31 pontos de comercialização já foi instalada na areia. Nos últimos dias, alguns comerciantes trabalhavam em ajustes para finalizar as áreas de preparação de alimentos e instalação de equipamentos de refrigeração.
A expectativa é que a maioria dos quiosques comece a atender os frequentadores das praias ainda durante a primavera, no mês de dezembro. A grande movimentação nas praias nos últimos finais de semana é um estímulo para concluir com brevidade os preparativos.
Nesse domingo (03), a reportagem do portal Litoral na Rede, esteve na praia na área central da cidade, junto ao calçadão, onde fica a maioria dos quiosques. Em deles, localizado próximo à esquina das avenidas Beira Mar e da Igreja, já havia a comercialização de alguns produtos especialmente bebidas.
O quiosqueiro Arthur Kirch contou que as pessoas que circulam na praia já estão buscando os ponto de venda, mesmo em fase de finalização da montagem. O comerciante está otimista com a temporada e espera a construção da passarela de acesso à orla sobre a área de preservação de dunas para potencializar os negócios. A obra já foi anunciada pela Prefeitura de Tramandaí.
Arthur também acredita que o Monumento à Bíblia na Praça General Müller, junto à Avenida Beira Mar também poderá aumentar o número de frequentadores dessa área da cidade, estimulando os negócios. “A temporada parece que vai ser boa, a arrancada e o primeiro feriadão já foram muito bonitos na cidade, bastante gente na praia”, avaliou.
Além dos 31 pontos na areia, Tramandaí conta com quatro pontos de vendas de alimentos e bebidas em estruturas de contêineres ao longo do calçadão.
Novas guaritas
A Prefeitura de Tramandaí está construindo 12 novas guaritas de guarda-vidas para o verão 2024/2025. A maioria delas fica em balneários da Zona Sul, entre o Portal do Éden e o Terminal Turístico. Por isso, o trabalho é executado pela secretaria que atende os distritos dessa região do município.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura, com o Consepro Zona Sul e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). Conforme o comandante da corporação em Tramandaí, tenente Elísio Lucrécio, os recursos para aquisição dos materiais foram obtidos junto ao Poder Judiciário e Ministério Público por meio do Consepro, enquanto a mão de obra ficou a cargo da Secretaria da Zona Sul.