O parque eólico de Xangri-Lá completa nove anos em operação e produziu energia suficiente para a fabricação de 970 mil veículos. A informação foi divulgada pelo Grupo Honda, que através da Honda Energy, possui 10 aerogeradores instalados no município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
As estruturas de geração de energia operam desde 2014 junto a ERS-407 próximo a ERS-389, a Estrada do Mar. A energia limpa e renovável produzida pela Honda Energy, em Xagri-Lá, chega às fábricas de automóveis da marca, no interior paulista, e ao escritório administrativo em São Paulo (SP), por meio do Sistema Interligado Nacional.
A capacidade instalada é de 31,7 MW. Desde o início da operação, mais de 45 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera e já foram gerados cerca de 690 GWh de energia, o que seria equivalente ao consumo de quase 35 mil residências, neste mesmo período.
“Hoje todos os automóveis produzidos pela Honda no país utilizam em seu processo de fabricação energia elétrica limpa gerada em nosso parque eólico próprio e a iniciativa demonstra os esforços da marca com a sustentabilidade e descarbonização ao conciliar inovação e respeito ao meio ambiente.”, afirma Otavio Mizikami, Presidente da Honda Energy e Vice-presidente Industrial da Honda Automóveis.
No Brasil, a Honda é a única fabricante de automóveis autossuficiente em energia elétrica limpa e renovável. Segundo a empresa, o parque eólico contribui com sua a visão global da de atingir a neutralidade de carbono em seus produtos e atividades corporativas até 2050.