A CCR Via Sul está desviando os veículos que trafegam no sentido Litoral Norte – Porto Alegre da Freeway para as faixas na direção contrária. A medida foi adotada na noite deste domingo (17), depois de uma cratera se abrir na altura do município de Glorinha, causando o boqueio das três faixas em direção à Capital.
A erosão da estrada, na altura do quilômetro 46, havia motivado, no início da noite, o bloqueio das três faixas em direção a Porto Alegre. Inicialmente, o trânsito estava sendo desviado pelo acostamento junto ao canteiro central.
Pouco antes das 21h, a concessionária anunciou que, além do acostamento interno, foram liberadas duas faixas do sentido oposto para os motoristas que seguem em direção à Região Metropolitana.
Segundo a empresa, o sistema de contrafluxo funciona a partir do quilômetro 45. Após três quilômetros, os condutores retornam para as pistas no sentido Capital, na altura do km 48.
O limite de velocidade no desvio é de até 40 km/h. Para quem segue para o Litoral, neste trecho, o tráfego ocorre por uma das faixas e pelo acostamento da rodovia.
Às 22h30, o trânsito tinha redução expressiva na rodovia em comparação ao horas anteriores. Passavam 47 veículos por minuto no pedágio de Santo Antônio da Patrulha, enquanto no início da noite eram mais de 70. Mais de 61.500 veículos haviam cruzado a praça, desde a meia-noite.
No fim da noite, a concessionária informou que “as equipes de conservação já atuam na recuperação da via na região do km 46 da pista Oeste da Freeway, em Glorinha, por conta de uma erosão na via. Inicialmente, serão feitos os serviços de escavação para verificar as anomalias e posterior sequência das ações de restabelecimento do tráfego”.