Com amplo acervo de animais marinhos, Ceclimar reabre exposição sobre bastidores dos museus

Iniciativa apresenta processo de construção de um acervo de ciências naturais; veja fotos

Compartilhe

Foto: Divulgação / Ceclimar/UFRGS

Para quem procura aliar um bom passeio ao conhecimento sobre o patrimônio natural e cultural do Litoral Norte, o Museu de Ciências Naturais (MUCIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculado ao Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), promove em Imbé a exposição “Nos bastidores: o lado invisível dos museus”, reaberta na última sexta-feira (05).

Nele, o visitante poderá conhecer todo o processo que é realizado antes de o animal marinho chegar ao museu e ficar pronto para ser exposto ou utilizado em uma sala de aula. A exposição mostra, passo a passo, todos os procedimentos, desde o bicho vivo, passando pelas formas de monitoramento, coletas e projetos de pesquisa.

“Por ser uma área extremamente biodiversa, o Litoral Norte concentra uma grande quantidade de animais que chegam vivos ou mortos à praia. Alguns deles, após encerrarem seu ciclo de vida, passam a fazer parte do MUCIN”, explica a bióloga Janaína Carrion Wickert, curadora da exposição temporária.

Segundo ela, o esqueleto dos animais está entre os materiais mais coletados pelo MUCIN, especializado em fauna marinha e costeira. Os ossos são escolhidos por serem excelentes materiais-testemunhos, por serem fortes e duráveis, podendo permanecer intactos por centenas de anos, se bem conservados.

“Temos um vídeo que mostra como fazemos a dissecação. Depois que coletamos todos os ossos, mostramos como o material é macerado, seco e limpo, como fazemos a documentação, quais os meios e as formas de guardar esses animais para que possam servir posteriormente para trabalhos de conclusão de curso, por exemplo, ou para o ensino aos alunos em sala de aula”, acrescenta Janaína.

Conforme a direção do Museu, a exposição “Nos bastidores: o lado invisível dos museus” é uma forma de mostrar para o público não só o resultado, mas o processo de construção de um acervo de ciências naturais grandioso como o do Ceclimar, uma das principais referências do estado no segmento.

Serviço

O quê: Exposição “Nos bastidores: o lado invisível dos museus”

Quando: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, e sábados, das 14h30 às 17h30

Onde: Museu de Ciências Naturais do Ceclimar/UFRGS – Avenida Tramandaí, n° 976 – Centro – Imbé

Valores: individual R$ 10,00; estudantes pagam meia-entrada; crianças até seis anos e pessoas idosas acima de 60 são isentos

(Para escolas e grupos grandes é necessário agendamento prévio pelo site do MUCIN)

11012024 EXPOSIÇÃO NOS BASTIDORES MUCIN CECLIMAR (1)
Foto: Divulgação / Ceclimar/UFRGS
11012024 EXPOSIÇÃO NOS BASTIDORES MUCIN CECLIMAR (1)
Foto: Divulgação / Ceclimar/UFRGS
11012024 EXPOSIÇÃO NOS BASTIDORES MUCIN CECLIMAR (2)
Foto: Divulgação / Ceclimar/UFRGS

Compartilhe

Postagens Relacionadas