
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das principais fontes de receita do município de Tramandaí e, em 2025, a arrecadação estimada é de R$ 48,5 milhões. Para estimular os contribuintes a manterem em dia o pagamento do tributo, a prefeitura oferece desconto por antecipação e ainda para aqueles que não possuem dívidas anteriores.
Conforme a Secretaria Municipal da Fazenda, atualmente são aproximadamente 65 mil imóveis no cadastro geral do município. O secretário Andrew Carvalho Pinto disse à reportagem do portal Litoral na Rede que, apesar de uma inadimplência em torno de 35%, há dois fatores principais que motivam a estimativa de crescimento da arrecadação com IPTU neste ano.
Um deles é o reajuste anual com base no IPCA, no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024, que ficou em 4,87%. O segundo é a conclusão de um mapeamento por imagens de satélite, realizado entre 2023 e 2024, que identificou cerca de 11 mil imóveis com áreas construídas maiores do que as registradas junto ao município, ampliando o valor do IPTU nesses casos.
“O contribuinte tinha lá uma casa de 70 metros quadrados aqui no cadastro, mas de fato ele tem uma construção de 200 metros quadrados no terreno dele. Então, o satélite pega isto e transforma em dados para que se possa fazer a cobrança de forma correta”, explicou o secretário da Fazenda.
Descontos para antecipação
Para quem pagar o IPTU 2025 de Tramandaí até o fim de janeiro, o abatimento pode chegar a 10%. “São dois descontos que podem ser concedidos. Quem antecipar em qualquer situação até 31 de janeiro ganha 5% de desconto pela antecipação. Se a pessoa antecipar e estiver em dia com o IPTU 2024, ela ganha mais 5%. É um prêmio para o bom pagador”, detalhou Andrew.
A outra possibilidade de antecipação é até 28 de fevereiro. Neste caso, o desconto pela antecipação somado a situação em dia com o IPTU de anos anteriores, pode chegar a 5%.
A terceira opção é o parcelamento em até 10 vezes sem juros, porém sem os descontos da antecipação. O primeiro pagamento deve ser feito até o dia 10 de março.
Facilidades
Além de oferecer os descontos por antecipação aos contribuintes que estão em dia com o Município, a Prefeitura de Tramandaí adotou novas modalidades de envio ou retirada das guias do IPTU. Nesta semana, a Secretaria da Fazenda encaminhou por e-mail ou WhatsApp as guias do imposto para aproximadamente 37 mil contribuintes.
Outra opção é acessar o portal do IPTU da Prefeitura de Tramandaí, clicando neste link.
Os carnês podem ainda ser retirados nas agências do Correios de qualquer cidade do Brasil. A medida tem como objetivo facilitar moradores de outras cidades que possuem imóveis em Tramandaí, o acesso mais prático ao documento para o pagamento do tributo.
“Tramandaí foi o primeiro município a efetivar um convênio com os Correios, no Programa Balcão Cidadão. Permite aos contribuintes, em qualquer cidade do país, a tirarem os carnês da Prefeitura de Tramandaí, tanto para do IPTU 2025 quanto para a dívida ativa”, disse o secretário, afirmando estar otimista com a arrendação para garantir mais investimentos no município.