Com 13 mortes em 17 dias, estradas do Litoral têm mês mais fatal do ano

11 óbitos ocorreram em rodovias estaduais; Comando Rodoviário reforçou efetivo e fiscalização na região

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11 das 13 mortes dos primeiros 17 dias de julho aconteceram em rodovias estaduais do Litoral Norte. Fotos; Arquivo

Julho já é o mês mais violento de 2024 no trânsito no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Apenas nos primeiros 17 dias, 13 pessoas morreram em acidentes em rodovias da região. Dessas mortes, 11 ocorreram em rodovias estaduais, fazendo com que o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) ampliasse o efetivo e a fiscalização.

Para além das estatísticas, são projetos de vida interrompidos e familiares e amigos das vítimas em luto. Os números, no entanto, são um sinal de alerta. Para se ter uma ideia, nas duas primeiras semanas e mais alguns dias deste mês, houve a mesma quantidade de mortes nas rodovias estaduais do Litoral Norte que em toda a última temporada de verão.

Os dados utilizados pelo portal Litoral na Rede, para efeito de comparação, são referentes ao período de três meses, entre os dias 8 de dezembro de 2023 e 7 de março de 2024, quando o CRBM realizou a Operação Golfinho.

O perfil das ocorrências com vítimas deste mês de julho também chama a atenção. Em três delas houve mais do que uma pessoa morta. A mais grave, uma colisão frontal, aconteceu no dia 5, na ERS-786, em Imbé, causando a morte de três pessoas.

No dia 15, outra colisão frontal resultou em mais duas vidas perdidas, dessa vez na RST-101, em Osório. Antes disso, no dia 1º, um caminhão tombou na Rota do Sol, em Itati, com outros dois óbitos.

A ERS-786 foi a estrada que concentrou quase metade das mortes, totalizando cinco. Também em Imbé, um motociclista morreu em uma colisão com um caminhão na manhã do dia 17. Na mesma rodovia, porém no trecho urbano de Balneário Pinhal, outro condutor de moto faleceu depois de bater na lateral de um carro.

Na ERS-389, a Estrada do Mar, o mês de julho teve duas mortes, uma delas também envolvendo uma motocicleta, no trecho de Capão da Canoa. O condutor caiu do veículo e faleceu ao atropelar um pedestre. No trecho de Arroio do Sal, uma mulher faleceu ao ser atropelada por um caminhão.

Fiscalização reforçada

As estatísticas acenderam um alerta e o CRBM reforçou mais o efetivo e a fiscalização nas estradas da região. Equipes de Força Tática e do Pelotão de Motos do 3º Batalhão Rodoviário (BRBM) estão sendo deslocadas para ações no Litoral Norte.

O comandante do 3º BRBM, major Diego Caetano, conversou com a reportagem do portal Litoral na Rede sobre a situação preocupante e as medidas adotadas para evitar mais acidentes graves. Inicialmente, o oficial aponta que a movimentação de veículos nas estradas da região aumentou significativamente desde maio, quando as enchentes no RS motivaram deslocamento de pessoas para as cidades costeiras, menos afetadas pelos severos eventos meteorológicos.

“Percebemos desde maio, desde o evento das catástrofes climáticas, uma elevação do número de veículos no litoral. Somado à chuva, somado às condições das rodovias, características de sinalização, inúmeros acessos laterais nas rodovias e algumas situações de condutores sem habilitação, tudo isso nos chamou a atenção”, detalhou o major.

O comandante salientou que a ampliação do efetivo vem sendo adotada desde junho. Um dos pontos de preocupação é a Rota do Sol, trecho de Itati e Terra de Areia, que passou a ser mais usado por motoristas como alternativa aos bloqueios impostos no período de chuvas. Outro alerta é em relação à ERS-786, entre Imbé e a Estrada do Mar, onde ocorreram quatro mortes em dois acidentes.

“É uma região onde há muito muitos acessos laterais e uma deficiência de sinalização. É também uma região em que temos feito fiscalizações e encontrado condutores sem habilitação”, disse o major sobre o trecho da ERS-786.

A fiscalização ampliada está focada em infrações que aumentam os riscos de acidentes, como excesso de velocidade e ultrapassagem em locais proibidos, além de combate à criminalidade. O comandante do 3º BRBM também pede que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres colaborem para um trânsito mais seguro, com prudência, atenção e respeito.

“Evitar exceder a velocidade, não dirigir após fazer uso de álcool e ter ciência de que o importante [no trânsito] é ver e, além disso, ser visto. É importante sair de casa e voltar para casa são e salvo, o importante é a vida”, finaliza.

Na sexta-feira, 06 de setembro, o Daer enviou manifestação sobre a reportagem publicada em julho. Veja abaixo:

“O Daer informa que, assim como nos anos anteriores, realizará uma série de operações para a melhoria das condições de tráfego da malha viária do litoral norte, meses antes do início da temporada de verão. Essas ações estão sendo programadas no momento, e em breve terão início com a antecedência necessária para atender ao fluxo crescente de veículos esperado para a época.”

Estradas federais

Pedestre morreu atropelado na BR-101 em Torres, na noite de 2 de julho. Foto: PRF / Arquivo

No trecho federal, nas duas primeiras semanas de julho houve duas mortes na BR-101. Ambos os acidentes foram atropelamentos e ocorreram durante a noite. Um deles aconteceu no trecho do município de Torres, no dia 2, e outro em Três Cachoeiras, no dia 11.

As duas BRs (Freeway e 101) que passam pelo Litoral Norte, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registraram 14 óbitos em acidentes de janeiro a junho, número inferior ao mesmo período de 2023, quando ocorreram 18.

A Freeway, entre Osório e Porto Alegre, acumula 10 mortes em seis meses. Já na BR-101, entre Osório e Torres, foram quatro até junho.

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