
O curso Técnico em Enfermagem do Senac Tramandaí é o primeiro do Litoral Norte do Rio Grande do Sul com selo de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Integrantes do conselho visitaram a escola, os laboratórios e locais de estágio, além de analisar a qualificação do corpo docente. Depois, as inspeções e documentos foram validados por uma banca.
A solenidade de entrega do selo está prevista para o mês de setembro. A diretora do Senac Litoral, Cassiane Liberalesso, lembra que o Cofen analisa mais de 300 critérios para conceder a certificação e comemorou a conquista da escola de Tramandaí, dos professores e alunos do curso.
“Esse selo do Cofen é muito importante para o Senac Tramandaí, porque ele comprova a excelência do nosso trabalho, a dedicação dos nossos docentes, a metodologia de ensino do Senac, que é diferenciada, além do nosso laboratório, que é o melhor do litoral”, destaca Cassiane.
A coordenadora do Técnico em Enfermagem do Senac Tramandaí, enfermeira Daniela Franzen, afirma que a cerificação “representa um selo de ouro na qualidade do curso e mostra que estamos alinhados com os padrões exigidos pela profissão de enfermagem”.
A docente pontua ainda que o selo do Cofen “é uma garantia para os alunos de que receberão uma formação comprometida na atuação da assistência em saúde, promovendo uma formação ética e de qualidade”.
120 profissionais formados

O Senac Tramandaí já formou 120 profissionais técnicos em enfermagem, de cinco turmas. O curso foi lançado no fim de 2021 e a primeira turma iniciou as aulas em março do ano seguinte.
A formação, com carga horária de 1600 horas, habilita o profissional para auxiliar em ações educativas para a saúde comunitária e a segurança no trabalho, ações de biossegurança e de organização do processo do trabalho de enfermagem, ações em saúde coletiva e saúde mental, bem como para aplicar técnicas de enfermagem e prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito.
Também habilita a prestar assistência à mulher, à criança e ao adolescente, a usuários em tratamento clínico e cirúrgico, bem como a usuários em situações de urgência e emergência e em estado grave. As aulas são ministradas por docentes com formação superior e experiência profissional.









