
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí receberam diversos relatos de pessoas que visualizaram um clarão no mar, no início da noite deste domingo (24), em vários pontos do Litoral Norte. Em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros também foi mobilizado em função de depoimentos semelhantes de pessoas que estavam na beira da praia, principalmente no sul da Ilha de Florianópolis.
O CBM de Tramandaí, por exemplo, recebeu uma chamada referente a uma “bola de fogo” caindo no mar próximo à costa. Os bombeiros de Torres também foram acionados por várias pessoas que informaram ter presenciado o clarão.
Uma delas foi a aposentada Angela da Luz, que relatou ter visto o clarão por volta das 18h45. “De uma hora pra outra a gente viu aquele clarão no céu. O meu marido, como tem experiência de navegação, afirma que aquilo era uma sinalizador”, contou.
Segundo Angela, ao fazer contato com o CBM e a com Brigada Militar, foi informado que a situação já estava sendo apurada a partir de outros chamados. “O que a gente acha estranho é que a gente viu subir e depois descer. Então foi alguma coisa que veio de baixo, subiu e caiu”, explicou a aposentada.
Conforme o CBM de Torres, os relatos vieram de pessoas que viram o clarão em alto-mar na Praia Grande, na Prainha, nos Molhes, no Morro do Farol e também em Arroio do Sal, entre o Farol e o Hotel Bolzan. Uma equipe de bombeiros fez buscas devido a indícios de que pudesse ser o sinalizador de um barco com um pedido de ajuda.
Os profissionais foram inicialmente até a Morro do Farol e, em seguida, devido aos reiterados relatos, entraram no mar em um bote para realizar a averiguação. Durante as buscas, eles localizaram um pescador que relatou que avistou “uma estrela cadente caindo no mar”. Com nada de concreto foi encontrado, os bombeiros suspenderam o trabalho.
O comandante da Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí, capitão de corveta Darcy da Cunha da Dalbon, confirmou ao Litoral na Rede que a Marinha também recebeu chamados semelhantes. Segundo ele, “as luzes são sinalizadores que os barcos pesqueiros estão colocando nas extremidades das redes, parta alertar que há redes no local”. O oficial salienta que há muitas embarcações de pesca no mar.










