Ciclone: veja cidades do Litoral Norte sob alertas de tempestade e ventos fortes

Inmet e Marinha emitem avisos de ventania e acumulados de chuva na região

Compartilhe

Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede

O avanço de um ciclone extratropical levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Marinha do Brasil a emitirem alertas para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A previsão indica risco de tempestades, rajadas de vento intensas e agitação marítima entre terça-feira (19) e quarta-feira (20).

O Inmet publicou dois avisos de tempestade, de cor amarela, com grau de severidade considerado de “perigo potencial”. O primeiro vale para terça-feira, das 0h01 às 23h59, e prevê chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além da possibilidade de queda de granizo. Os ventos podem chegar a 60 km/h.

As cidades do Litoral Norte incluídas nesse alerta são: Capivari do Sul, Caraá, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Tavares.

Outro aviso de tempestade entra em vigor na quarta-feira, com validade entre 0h e 23h59. A previsão é semelhante à do dia anterior, com risco de chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de alagamentos.

Os municípios abrangidos são: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.

Alerta laranja

Além disso, o Inmet também emitiu alerta de ventos costeiros, de cor laranja, considerado de “perigo”. O aviso vale entre as 18h de terça e as 21h de quarta-feira. Além do aumento das rajadas de vento na região, o órgão também pontua a possibilidade de dunas de areia se moverem em direção a construções da orla.

O alerta é válido para: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.

Risco para navegação

A Marinha do Brasil também reforçou a atenção para navegadores e comunidades de pesca. Em nota enviada à imprensa, a instituição alerta que a aproximação de uma frente fria poderá provocar ventos de até 75 km/h na faixa litorânea entre Chuí (RS) e Laguna (SC), da manhã de terça até a noite de quarta.

O órgão recomenda que pescadores e embarcações de recreio consultem os avisos antes de sair ao mar.

Previsão do tempo

De acordo com Daniel Caetano, meteorologista do portal Litoral na Rede, a semana será marcada por instabilidade e ventos fortes. “O principal alerta é para a noite de terça-feira e madrugada de quarta-feira, quando está prevista a aproximação de uma frente fria. Este sistema também causará a formação de um ciclone no Uruguai, que impactará boa parte do Rio Grande do Sul”, explicou.

A previsão indica rajadas de vento de até 80 km/h, especialmente no trecho mais ao sul do Litoral Norte, entre Mostardas, Tramandaí e Imbé. Já na faixa de Capão da Canoa a Torres, a intensidade tende a ser um pouco menor. Em relação à chuva, os acumulados devem variar entre 10 e 20 milímetros, com maior concentração entre Mostardas e Imbé.

Na quarta-feira, a instabilidade diminui e o tempo firme retorna momentaneamente. Clique aqui e leia a previsão completa para a semana.

Compartilhe

Postagens Relacionadas