A área de baixa pressão no continente associada a outra de alta pressão no oceano já provoca chuva e vento no Litoral Norte Gaúcho, mas as rajadas devem ser mais fortes a partir desta sexta-feira (03), com a formação de um ciclone extratropical.
Esse sistema se formará, por volta das 10h, próximo à costa do Uruguai e do Sul do Rio Grande do Sul, evoluindo para dentro do Oceano Atlântico, impactando especialmente as cidades litorâneas do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina.
Os volumes de chuva ainda serão expressivos ao longo da sexta-feira. E as pancadas pontualmente fortes podem ocorrer em algumas localidades. Os maiores acumulados, no Litoral Norte, estão previstos para as cidades mais próximas à divisa com Santa Catarina, na faixa entre Torres e Terra de Areia.
Na noite desta quinta-feira (02), a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Tramandaí já registrou rajadas de vento de 68 Km/h. Em Torres, a máxima foi de 48 km/h. Conforme o deslocamento do ciclone no oceano, mesmo que se distanciando da costa, a velocidade do vento aumenta na área litorânea.
As rajadas mais fortes devem ocorrer entre a noite de sexta-feira e sábado (04), podendo atingir 90 Km/h. O sistema em alto-mar também deve causar ressaca, com maior risco entre a noite de sexta e o domingo.
No sábado, apesar da ventania, o dia já será sem chuva e o domingo também será de tempo seco. Como o ciclone está ligado a uma frente fria, as temperaturas também diminuem. A mínima no Litoral Norte sai de 16ºC na sexta para 11ºC no domingo. A máxima no fim de semana não passa dos 22ºC.
Temperaturas até segunda
Sexta-feira (03): mínima, à noite, de 16ºC e máxima, durante o dia, de 22ºC
Sábado (04): mínima de 14ºC e máxima não passa dos 19ºC
Domingo (05): mínima diminui para 11ºC e máxima de 22ºC
Segunda-feira (06): Mínima de 14ºC e máxima de 22ºC
Por Ludmila Pochmann / Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar
A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária e da Prefeitura Municipal de Tramandaí.