
A ventania causada pelo ciclone extratropical provocou estragos na madrugada e no início da manhã deste sábado (8) no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O vento mais forte foi registrado em Tramandaí, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou rajadas de 79 km/h, entre 5h e 6h.
Em Imbé, um poste da rede de energia elétrica caiu na Avenida Paraguassú, próximo à Avenida Nordeste, no bairro de mesmo nome. A via ficou bloqueada, e os veículos precisavam passar pelo acostamento.

A placa da fachada de uma marmoraria também foi derrubada pelo vento na Avenida Paraguassú, entre as avenidas Nova Petrópolis e Garibaldi. A estação do condomínio Golden River, em Imbé, registrou rajadas de 54,7 km/h no fim da madrugada.

Em Capão da Canoa, a estação do Observatório LGM registrou rajada de 58,3 km/h. Apesar de os ventos terem sido menos intensos do que o previsto, várias cidades da região, como Osório, Tramandaí, Imbé e Capão da Canoa, enfrentam falta de energia elétrica.
De acordo com a CEEE Equatorial, cerca de 200 mil clientes estão sem luz na área de concessão da companhia. Conforme a empresa, as cidades mais afetadas são Osório, Capão da Canoa, Porto Alegre, Viamão e Guaíba.
“As equipes da distribuidora seguem em campo desde as primeiras horas do evento, atuando na recomposição dos sistemas e na substituição de cabos e estruturas danificadas. A prioridade é o atendimento a serviços essenciais, como hospitais e sistemas de abastecimento de água, e à recomposição das redes que atendem o maior número de clientes”, informou a CEEE Equatorial, sem estabelecer prazo para a normalização do serviço.











