
Quem estiver disposto a enfrentar o frio previsto para a próxima madrugada poderá observar o período mais intenso da Chuva de Meteoros Delta Aquáridas do Sul. O pico, de acordo com o Observatório Heller & Jung, será às 3h30 deste sábado (30), mas os meteoros já devem ser mais frequentes a partir da 1h.
Os Meteoros Delta Aquáridas são fragmentos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. A origem do nome é relacionada ao radiante, local no céu onde entram os meteoros, estar próximo à constelação de Aquário.
Carlos Fernando Jung, diretor do observatório, aponta que nesta noite será possível visualizar entre 10 e 25 meteoros por hora. “Na semana posterior ao dia 30 também poderão ser vistos muito meteoros. A melhor direção para serem visualizados é ao leste, onde nasce o sol, e também a nordeste e sudeste”, recomendou.
A Chuva de Meteoros Delta Aquáridas está ativa desde 18 de julho e segue até 21 de agosto. Nesta semana, em três dias, uma câmera do Observatório Heller & Jung, instalada no GeoMuseu, em Gramado, registrou 118 meteoros.

Na madrugada de quinta-feira (28) houve o registro do primeiro Fireball desta chuva por uma das câmeras instaladas no município de Taquara.
“O meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 96,1 km e foi extinto há 71,3 km. Teve uma duração de 1,33 segundo e, após duas explosões, foi extinto. A magnitude foi de -4,2 (brilho), sendo considerado um Fireball, já que foi acima de -4. A explosão foi sobre a área do município gaúcho de Soledade”, informou Jung.










