Chuva bloqueia estradas e inunda lavouras em Três Forquilhas

Secretário da Agricultura estima que 95% das vias de chão batido do interior do município foram danificadas

Compartilhe

Chuva causou inundação de estradas em Três Forquilhas. Foto: Secretaria da Agricultura de Três Forquilhas

A chuva que cai desde o início da semana está causando prejuízos no município de Três Forquilhas, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Com rompimento de barragens, pontes e estradas foram cobertas pela água. Também há inundação em lavouras.

A presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais do município, Denise Barros,  que mora na comunidade do Morro do Chapéu, teve boa parte da sua propriedade, localizada no Morro do Chapéu, inundada.  A estrada de acesso à sua casa foi coberta pela água. “Só depois que baixar a água que vamos conseguir passar para ver as lavouras. A chuva ainda não parou”, disse, na noite desta terça-feira (09), ao Litoral na Rede.

Com a chuva constante, as aulas foram suspensas. O secretário municipal da Agricultura, Oli Sparremberger, relatou que outras duas comunidades também são bastante afetadas pelas inundações: Boa União e Rio Depósito. “Várias barragens romperam e fizemos a limpeza de bueiros. Eu acredito que 95% das estradas, que são de chão batido, foram danificadas”, estimou.

Em algumas estradas só é possível passar com trator. O secretário informou que a expectativa é de que nesta quarta-feira (10) a chuva diminua. A Prefeitura e a Emater devem realizar um levantamento dos prejuízos nas lavoras inundadas, assim que a água baixar.

Outra preocupação é com o vento previsto para os próximos dias. “Nós temos muitas plantações de bananas aqui e com o solo molhado o vento pode causar mais prejuízos. Já tivemos um vendaval há uns 45 dias”, salientou Oli.

Veja outras imagens

090822 CHUVA TRÊS FORQUILHAS 2
Em algumas estradas só era possível passar com trator. Secretaria da Agricultura de Três Forquilhas
090822 CHUVA TRÊS FORQUILHAS 3
Foto: Secretaria da Agricultura de Três Forquilhas
090822 CHUVA TRÊS FORQUILHAS DENISE BARROS
Foto : Denise Barros

Alerta em Caraá

Em Caraá, a Defesa Civil informou que monitora a elevação do nível de rios e arroios. De acordo com o órgão, nas localidades de Fraga, Linha Padre Vieira e Alto Caraá, os acumulados desde a noite de segunda-feira (08) “elevaram substancialmente o nível dos principais rios e arroios do município, sem, entretanto, causar maiores transtornos”.

A Defesa Civil relatou, no início da noite, que apenas as barragens mais baixas foram tomadas pelas águas, impossibilitando o trânsito. Também solicitou atenção redobradas e que a população evite transitar por esses lugares.

Veja também: Ciclone se forma nas próximas horas sobre o mar; veja os impactos previstos para o Litoral do RS

Compartilhe

Postagens Relacionadas