
Diversos pontos do município de Maquiné estão sem fornecimento de energia elétrica desde segunda-feira (23). A falta de luz também compromete o abastecimento de água por meio de poços sob gestão da prefeitura.
O prefeito Luciano Alves informou ao portal Litoral na Rede que são mais de 300 famílias e aproximadamente 1.000 pessoas afetadas, incluindo todo o Distrito de Morro Alto. Segundo ele, foi preciso contratar caminhão pipa para atender a comunidade e especialmente serviços públicos como escolas e unidades de saúde.
Luciano informou que notificou a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) sobre a atuação da distribuidora de energia CEEE Equatorial. “Não sei o que está acontecendo com a Equatorial, eles começam o serviço e não terminam. Tem locais que o veículo da CEEE vai cinco vezes e eles nem descem”, reclamou o prefeito.
Conforme a prefeitura, o caso também foi reportado ao Ministério Público. A falta de luz começou na segunda-feira quando houve vento mais forte na região.
O Litoral na Rede questionou a CEEE Equatorial sobre a demora em reestabelecer o fornecimento em Maquiné. Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que “a ventania que atingiu o Rio Grande do Sul afetou duramente a rede elétrica” e que, em Maquiné, houve queda de vegetação sobre os fios. Afirma que “equipes da distribuidora estão no local realizando o trabalho de manutenção continua para restabelecer o fornecimento aos clientes ainda afetados no menor tempo possível”.
Veja nota na íntegra da CEEE Equatorial
“A CEEE Equatorial informa que a ventania que atingiu o Rio Grande do Sul afetou duramente a rede elétrica. Ocorreram casos isolados de interrupção no fornecimento de energia elétrica em Maquiné provocados pela queda de vegetação sobre a fiação. Equipes da distribuidora estão no local realizando o trabalho de manutenção continua para restabelecer o fornecimento aos clientes ainda afetados no menor tempo possível.
A distribuidora reforça que, em situações como esta, o contato da vegetação com a rede pode ocasionar o desligamento automático do fornecimento, que, na maioria dos casos, é restabelecido por meio da tecnologia dos religadores automáticos. Quando há dano físico à rede, no entanto, é necessária a atuação de equipes em campo para o reparo e a normalização completa do serviço.”
A empresa reforçou os canais de contato:
- WhatsApp Clara: (51) 3382-5500
- Site: www.equatorialenergia.com.br
- Central de Atendimento: 0800 721 2333;
- App Equatorial Energia: disponível gratuitamente para Android e iOS.