
No período do Grande Expediente da sessão plenária, dessa terça-feira (15), o deputado estadual Luciano Silveira prestou homenagem aos 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo, do município de Osório. Ele enalteceu os fundadores e os atuais integrantes da instituição.
O parlamentar mencionou dificuldades e desafios enfrentados, reafirmando seu apoio ao hospital, que é referência para mais de 150 mil pessoas no Litoral Norte. O deputado defendeu a ampliação do atendimento de alta complexidade e falou sobre a relevância da regionalização na Saúde, fazendo relatos sobre a busca pelo serviço na área de oncologia.
O parlamentar salientou que a história do hospital é marcada pelo cuidado, solidariedade, superação e amor à vida. “Uma instituição que nasceu pequena, com estrutura modesta, mas com um propósito enorme: salvar vidas”.
O Hospital São Vicente de Paulo foi fundado no dia 19 de julho de 1925, na então Vila de Conceição do Arroio, atualmente Osório. Em 2023 foram registrados mais de 80 mil atendimentos ambulatoriais e cerca de seis mil internações.
Luciano Silveira disse ainda que o Hospital São Vicente de Paulo não é apenas um prédio. “É um símbolo. Representa o direito à saúde perto de casa, sem que as famílias precisem se deslocar centenas de quilômetros para um atendimento básico ou especializado de saúde”.
Participaram da sessão as representantes do Hospital São Vicente de Paulo, Eleonora Gehlen Wlacher e Ane Nantal; a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann; a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm; os vereadores de Osório, Danjo Renê, Julio Mirim e Fernando Palmital; o prefeito de Terra de Areia, Osvaldo de Mattos Sobrinho; e Ludinara Scheffel, reitora da Unicnec de Osório, entre outros convidados.
Origem

Luciano recordou que na época da fundação do Hospital a cidade vivia momentos de efervescência cultural e social, quando o Teatro Paulino Chaves estava em pleno funcionamento, com apresentações teatrais protagonizadas por artistas locais. Entre esses, lembrou o parlamentar, estava Antonio Stenzel Filho, líder do movimento de criação da instituição de saúde, a partir da fundação da Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo, entidade que deu origem ao hospital.
O deputado ainda recordou de todos outros líderes do período, destacando seu espírito de solidariedade e liderança. “Homens e mulheres que colocaram o bem comum acima dos interesses individuais”, ponderou.
O parlamentar acrescentou que foi com esse espírito que a instituição atravessou as décadas, “enfrentando crises, epidemias, mudanças políticas e sociais, um incêndio em 2014, além de muitas dificuldades financeiras”. Além disso, mencionou a necessidade de atualização da tabela do SUS, o que afeta todos os hospitais no estado.