De forma simples, lúdica e divertida, o Centro de Estudo Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar / UFRGS), lançou nesta semana o primeiro de uma série de vídeos sobre os animais marinhos presentes no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O episódio que já está no disponível na internet é sobre a gaivota Maria-velha, uma espécie frequente nas praias da região.
O próximo episódio será lançado neste domingo (09) em um canal criado no Youtube e terá como destaque os lobos marinhos. As baleias e pinguins também estrelarão vídeos nas próximas semanas.
A produção é realizada com fotos dos animais captadas na região por pesquisadores do Ceclimar e ilustrações. Nos vídeos, adultos e crianças fazem as narrações como se fossem os próprios bichos contando sobre suas características e hábitos.
A iniciativa é do biólogo e pesquisador do Ceclimar, Maurício Tavares, e faz parte do projeto de extensão “Conhecendo a Fauna Marinha e Costeira do Litoral Norte do Rio Grande do Sul”, criado em 2012.
“Enquanto eu tiver espécies para produzir os vídeos, nós vamos fazendo. Só de aves a gente tem centenas de espécies. A ideia é um novo episódio a cada semana”, disse o biólogo. Ele contou ainda que a intenção é destacar as espécies no período em que elas são mais vistas na costa da região.
Educação Ambiental
O projeto de extensão “Conhecendo a Fauna Marinha e Costeira do Litoral Norte do Rio Grande do Sul” foi idealizado em 2012 e, desde lá, vem produzindo uma série de materiais educativos sobre fauna marinha e costeira.
Em 2012, foi criado uma página institucional (CECLIMAR/CLN/UFRGS) no Facebook para criar um canal de comunicação entre a comunidade e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Posteriormente, o projeto criou um perfil no Instagram (ceclimar_fauna_marinha) para ampliar o alcance das postagens.
Uma exposição itinerante também foi montada para ilustrar a biodiversidade de organismos de fauna marinha e costeira do litoral gaúcho, tendo sido exposta em várias universidades gaúchas e no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, além de eventos ambientais regionais.
Nos últimos três anos, o projeto vem capacitando os guarda-vidas que trabalham na operação golfinho durante o veraneio, para que os mesmos adquiram informações pertinentes sobre os principais animais que aparecem encalhados na orla gaúcha.