Moradores, veranistas e turistas devem prestar atenção, nas cores das bandeiras que representam as condições do mar. Elas são hasteadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), nas guaritas localizadas nas praias do litoral gaúcho, com o objetivo de auxiliar a área mais segura para banho.
Conforme o CBMRS, cada área balneável apresenta um risco específico. “Por termos um mar aberto, as águas são mais suscetíveis aos ventos e, consequentemente, a profundidade e a corrente mudam de forma muito rápida. Essa dinâmica requer alguns cuidados”, afirma a corporação, explicando que quando o banhista obedece às sinalizações e o limite indicado pelas balizas de banho, o guarda-vidas consegue estabelecer um padrão de conduta preventiva e atender a um maior número de pessoas.
Além de ficar atento às bandeiras, os banhistas devem prestar atenção aos silvos dos apitos dos guarda-vidas. “Ao escolher um lugar na areia, prefira locais próximos do campo de visão dos guarda-vidas. Você pode até não enxergá-los no alto das guaritas, mas, se eles puderem vê-lo, sua proteção está garantida”, orientou.
Em todos os casos, seja em rios ou no mar, o recomendado é avançar, no máximo, até o limite em que água atingir a altura da cintura do banhista. Além disso, já existe o perigo de acabar sendo arrastado pela correnteza – “água no umbigo, sinal de perigo”.
Confira o significado de cada bandeira:
Bandeira Verde: indica a inexistência de buracos e pouca formação de ondas, com correntes fracas ou inexistentes. A área de cobertura do guarda-vidas é de 300 metros, sendo 150 metros de distância à direito ou à esquerda da guarita.
Bandeira Amarela: indica maior necessidade de atenção. Deve-se tomar cuidado com ondas, buracos e correntes de retorno. A área de cobertura do guarda-vidas é de 200 metros, sendo 100 metros de distância à direita ou à esquerda da guarita.
Bandeira Vermelha: indica que o mar está apresentando grandes ondas, buracos e correnteza forte. Crianças e pessoas com dificuldade de locomoção podem ser arrastadas. A área de cobertura do guarda-vidas é de 100 metros, 50 metros de distância à direita ou à esquerda da guarita.
Bandeira Preta: Local de Risco