
A CBF, entidade que organiza as competições nacionais do futebol brasileiro, anunciou nesta terça-feira (07) o adiamento de todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul na Copa do Brasil e em todas as divisões do Campeonato Brasileiro, seja como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024. Na Série A, o estado conta com Grêmio, Inter e Juventude na competição. Novas datas ainda serão anunciadas.
A medida, segundo a CBF, foi adotada em virtude do estado de calamidade pública no RS decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos. A entidade manifestou sua total solidariedade à população gaúcha e reforçou que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
“A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima”, disse, em nota, a entidade.

Os jogos de Grêmio, Inter e Juventude pela Série A do Brasileirão 2024 já haviam sido adiados na rodada passada. Com o agravamento da situação das enchentes no Estado, somado ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho por pelo menos um mês e à série de transtornos causados nos estádios e estruturas utilizadas pelos clubes gaúchos, a CBF decidiu ampliar sua decisão para as próximas rodadas.
Os jogos do Brasileirão adiados:
11/05 – Atlético-MG x Grêmio (6ª rodada)
13/05 – Inter x Juventude (6ª rodada)
19/05 – Grêmio x Bragantino (7ª rodada)
19/05 – Cuiabá x Inter (7ª rodada)
19/05 – Fluminense x Juventude (7ª rodada)
25/05 – Inter x São Paulo (8ª rodada)
26/05 – Juventude x Vitória (8ª rodada)
A definir – Flamengo x Grêmio (8ª rodada)
Os jogos da Copa do Brasil adiados:
10/05 – Inter x Juventude (3ª fase Copa do Brasil – ida)
22/05 – Juventude x Inter (3ª fase Copa do Brasil – volta)