Cavalgada do Mar percorrerá toda a costa do Litoral Norte nos próximos oito dias

Cerca de 400 cavaleiros e equipes de apoio partem, neste sábado, de Torres em direção a Palmares do Sul; veja o trajeto e paradas programadas

Compartilhe

Cerca de 2 mil pessoas devem participar da cavalgada. Foto: Henrique Noronha / Arquivo pessoal

A 38ª edição da Cavalgada do Mar terá início neste sábado (03) e durante oito dias percorrerá pela beira da praia toda a costa do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A partida será em Torres e o encerramento está programado para ocorrer em 10 de fevereiro no Balneário Quintão, em Palmares do Sul.

O médico veterinário e responsável técnico da Cavalgada do Mar, Henrique Noronha, disse ao Litoral na Rede que cerca de 2 mil pessoas devem participar, contando cavaleiros, familiares e equipes de apoio. Apenas cavaleiros, são esperados aproximadamente 400.

“A expectativa é muito grande, nós temos confirmação de muita gente de Santa Catarina, do Norte e do Noroeste do Rio Grande do Sul, muita gente da Serra  Gaúcha, e uma concentração grande da Região Metropolitana de Porto Alegre, que é responsável por quase a metade da cavalgada”, projetou Noronha.

“Homenagear o homem do campo é um dos objetivos da nossa cavalgada, aquele gaúcho que não desiste. Com esta singela homenagem, reunimos amigos feitos no lombo do cavalo, amizades de uma vida inteira. Não há nada melhor”, destaca o presidente da Cavalgada, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

Cavalos são acompanhados por três médicos veterinários e há paradas para descanso,. Foto: Henrique Noronha / Arquivo pessoal

Os tradicionalistas se concentram nesta sexta-feira (02) no CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João, em Torres. A partida está prevista para às 7h30 deste sábado. O primeiro trecho, até Arroio do Sal, tem 36 quilômetros. Durante todo o percurso, os cavalos são acompanhados por três médicos veterinários e há paradas para descanso.

“A cavalgada, ela anda lenta, uma marcha de seis a sete quilômetros por hora. E tem as paradas para descanso. Em geral, as paradas são, mais ou menos, a cada 10 quilômetros. São pontos de hidratação, onde a Corsan nos dá um apoio grande, com reservatórios de água para que os animais possam se refrescar, tomar água, se reidratar e dar uma descansada”, explicou Henrique Noronha.

Entre as paradas, em Imbé, será um pouco mais longa. Os cavalarianos chegarão na cidade no dia 05 de fevereiro e ficarão acampados no Parque Municipal de Eventos até o dia 07, quando partem para conclusão da jornada. O comando da cavalgada promoverá, no dia 05, um jantar especial para as autoridades, seguido por um baile gaúcho.

Veja a trajeto previsto

2/02 – Concentração CTG Porteira

3/02- Partida Torres a Arroio do Sal – CTG Rincão da Estância

04/02 – Partida Arroio do Sal a Capão da Canoa – CTG João Sobrinho

05/02 Partida Capão da Canoa a Imbé – Pq. de Rodeios Santa Terezinha

06/02 – Descanso em Imbé – Palestras

07/02 Partida Imbé a Tramandaí – Pq. da Festa do Peixe

08/02 Partida Tramandaí a Cidreira – Farol de Salinas

09/02 Partida Cidreira a Palmares do Sul – Rei do Peixe – Quintão

10/02 – Almoço de encerramento Palmares do Sul – Rei do Peixe

Imagem: divulgação

Compartilhe

Postagens Relacionadas