Casos ativos de covid-19 aumentam 40% em duas semanas no Litoral Norte

Mais de 3,8 mil novos casos da doença foram notificados no últimos 14 dias na região

Compartilhe

Teste rápido de covid-19. Foto: Arquivo

Nos últimos 14 dias, de 26 de maio até esta quarta-feira (08), 3.823 novos casos de covid-19 foram notificados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A média diária foi de 273 diagnósticos, 48% maior do que a registrada as duas semanas anteriores, de 11 a 25 de maio, quando houve média 184 novos casos por dia.

O aumento da transmissão do coronavírus é registrada desde a segunda quinzena de abril e ganhou força no mês passado, conforme dados analisados no boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Com mais diagnósticos, a quantidade de pacientes com a doença ativa, ou seja, em tratamento e isolamento, também vem aumentando. Passou de 1.217, em 25 de maio, para 1.706 nesta quarta-feira: uma alta de 40%.

Apesar dessa elevação, houve um pequena redução nas internações de moradores do Litoral Norte com suspeita ou diagnóstico de covid-19. Há 14 dias, eram 15 hospitalizados, sendo dois em UTI. Agora são 12 internados e um deles em unidade de terapia intensiva.

O boletim epidemiológico regional também aponta que nas últimas duas semanas houve quatro mortes de pessoas infectadas pelo coronavírus. Dos pacientes que faleceram, dois eram de Imbé, um de Tramandaí e outro de Osório.

Ao divulgar o novo levantamento sobre a pandemia na região, o COE da 18ª CRS voltou a recomendar a retomada do uso universal obrigatório de máscaras e a melhoria da ventilação em todo ambiente fechado de uso coletivo, em especial os serviços de saúde, escolas, transporte , indústrias, comércio, serviços e templos. “Usuários com algum tipo de comorbidade devem manter o uso de máscaras em quaisquer circunstâncias e até em ambientes abertos”, orientam os profissionais.

Compartilhe

Postagens Relacionadas