por Talis Ramon
Uma história de amor pode começar de diferentes formas. A que vamos contar nesta reportagem teve início em 1960. E nesse sábado (13), mais de 60 anos depois, foi escrito o mais recente capítulo da união que atravessou décadas e gerações: o casamento, perante a igreja, de Ivo Pedro Fantinel, 91 anos, e Edith Catharina Mendes Hernandes, de 84, moradores de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Depois de seis décadas de relacionamento, Ivo e Edith decidiram buscar a bênção oficial de Deus à união que começou pouco tempo depois de a falecida irmã dele alugar uma casa de Edith, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no início dos anos 60.
Como Ivo não sabia ler e escrever, e tinha a intenção de fazer o Mobral – sigla do Movimento Brasileiro de Alfabetização, criado durante a Ditadura Militar para financiar e orientar tecnicamente a educação continuada para adolescentes e adultos, pediu a Edith que o ajudasse. Aluno e professora, então, se apaixonaram.
Edith já tinha dois filhos do relacionamento anterior, Felisberto e Gilberto, que acompanharam o casal na formação da nova família. Depois de oito anos, nasceu Vera Lúcia, professora aposentada, casada com Jurandir, que deu a eles a neta Larissa. Pouco depois, em 1979, chegou ao mundo Lilian, também professora, casada com Adriano, que são pais dos netos mais novos do casal, Felipe e Isabela.
“Fiquei muito emocionada por, depois de mais de 60 anos de namoro, ter sido pedida em casamento”, disse a noiva à reportagem do portal Litoral na Rede, lembrando que estava na casa de uma das filhas, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em ligação de vídeo com o “namorado” que estava na casa da outra filha, em Imbé, quando foi surprendida pelo pedido de Ivo.
Alicerçados nesta história que vem sendo construída ao longo de muito tempo, o casal subiu ao altar no final da tarde de sábado, em cerimônia simples e reservada aos familiares e amigos, na Igreja Santo Antônio de Pádua, localizada no balneário Presidente. Emoção garantida para todos os presentes, em especial os noivos.
“Muita emoção. Estamos muito felizes, com a nossa família reunida à nossa volta”, comenta Edith. E a lua de mel? Ela, agora oficialmente esposa de Ivo, responde de forma direta: “Sob tutela das filhas”, brinca, aos risos.