
Osório, no Litoral Norte, é um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a implantar o cartão social. A prefeitura, através da secretaria de Assistência Social e Habitação, iniciou a utilização da modalidade, que substitui a entrega de cestos básicos à população em situação de vulnerabilidade social.
Com a novidade, o público atendido passará e receber, por meio do cartão, o valor de R$ 150,00 para aquisição de alimentos pelo sistema débito. Os critérios para concessão do Cartão Social Osoriense seguem os mesmos de quando era concedido o cesto básico.
Atualmente, há cerca de 900 moradores contemplados. Para solicitar o benefício é necessário passar por atendimento técnico realizado pelas assistentes sociais, do setor de Benefícios Eventuais, da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
O prefeito Roger Caputi afirmou que o cartão social visa dar mais autonomia à população que vai poder escolher os alimentos que deseja adquirir, além de movimentar a economia do município.
“O cartão social osoriense vem para facilitar a vida do cidadão, dando-lhe a liberdade de escolha dos produtos para sua família. Nosso objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida para todos. Além disso, as famílias vão gastar o cartão no nosso comércio local”, avalia o prefeito.
O secretário de Assistência Social e Habitação, Jaisom Silva, destaca mais um importante serviço disponibilizado à população.
“É uma inovação da secretaria que visa atender com mais qualidade nossos usuários. Inclusive a iniciativa despertou o interesse de outros municípios, que vieram até nós atrás de informações e desejam implantar nas suas cidades. Acreditamos que será um avanço a implantação do cartão”, projeta o secretário.