Carro na praia pode gerar multas de trânsito e ambiental

Compartilhe

Foto: Divulgação FEPAM

Centenas de veículos foram retirados da faixa de praia do Litoral Norte nesse fim de semana. Para estimular a consciência de preservação e proteção ambiental, a equipe técnica do Balcão Ambiental Unificado do Litoral Norte da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) percorreu balneários nos municípios de Imbé, Osório, Xangri-lá e Capão da Canoa, informando aos proprietários de veículos sobre a proibição legal do trânsito e estacionamento na faixa de praia e solicitando a retirada imediata dos mesmos.

A engenheira florestal coordenadora do Balcão do Litoral, Caroline Moura, disse que a ação educativa foi bem aceita pela maioria dos motoristas que, prontamente retiraram os carros das praias. Caroline revela ainda que a ação motivou manifestações positivas de veranistas preocupados com o risco para quem circula na faixa de praia, em especial com as crianças.

Caroline Moura explica que o acesso e trânsito de veículos para transporte de pessoas com dificuldades de locomoção, abastecimento de quiosques e pescadores, por exemplo, em caráter excepcional, é regrado pelo licenciamento ambiental concedido pelos municípios. E acrescenta que o trânsito de veículos na praia, com exceção de veículos oficiais e os devidamente autorizados, é proibido, podendo gerar multa de trânsito e ambiental, além de apreensão do veículo por rodar em área inapropriada.

Além da Sema e da Fepam, também participaram da ação o Policiamento Ostensivo e Comando Ambiental da Brigada Militar.

Compartilhe

Postagens Relacionadas