
A saúde mental de Tramandaí prestou homenagem às mulheres pelo seu dia, comemorado em 8 de março. O encontro festivo e informativo aconteceu na tarde de sexta-feira (9) no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, localizado na Rua Vergueiros, próximo ao Fórum de Tramandaí.
Diversas atividades fizeram parte da programação especial para as usuárias do Caps, que desfrutaram de momentos de embelezamento, oficinas de reflexão sobre as conquistas e lutas das mulheres, brincadeiras com fotografias e brindes, além de uma roda de conversa com profissionais da saúde mental para uma conversa entre mulheres.
As atividades foram idealizadas pelo Programa de Redução de Danos, pela psicóloga Luciene Tomazi e pela Terapeuta Ocupacional Elaine Brasil Ruschel. O evento ainda teve a participação da psicóloga Magda Noschang e o apoio do Senac nas oficinas de embelezamento.
Luciana Matos de Oliveira, de 30 anos, usuária do Centro de Atenção, participou dessa homenagem que objetivou a reflexão sobre o papel das mulheres e salientou que “as mulheres quando se unem mostram o quanto podem ser fortes. Muitas vezes as mulheres falam, falam e não são escutadas, por isso seguem falando, gritando! Espaços como o de sexta-feira no Caps, além de deixar as mulheres bonitas são espaços de escuta, conforme foi colocado no cartaz que nos convidava ao encontro”, disse.
Em uma conversa em grupo na oficina proposta no evento, Luciana, juntamente com sua colega Vera Lúcia de Brida colocaram às mediadoras do evento a importância de ter espaços de escuta, pois essas oportunidades as ajudam a expressar o que sentem.
No Caps da cidade de Tramandaí, os tratamentos em Saúde Mental são oferecidos preferencialmente de forma coletiva, pois o resultado a partir de participação nos grupos são mais rápidos e efetivos.
O Centro de Atenção Psicossocial é uma Unidade de Saúde especializada do município que atende atualmente cerca de 20 mil usuários ativos em Tramandaí. A equipe da saúde mental é composta por uma equipe de 40 pessoas que incluem coordenação, psicólogos de diversas linhas/ especialidades, médica psiquiatra, enfermeira, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, técnicos educacionais, estagiários de psicologia, estagiária de serviço social, técnicos de enfermagem, recepcionista, higienização e equipe do Programa de Redução de Danos.
Os acolhimentos são “Porta Aberta”, que, conforme conceito do Sistema Único de Saúde – SUS, é só chegar ao serviço que o usuário será acolhido por alguém da equipe técnica multiprofissional, que ouve com atenção, avalia se há necessidade e qual a melhor terapêutica dentre os atendimentos oferecidos, fazendo, quando necessário, os devidos encaminhamentos.
Em muitos casos não há necessidade de realização de consulta psiquiátrica, e quando necessita, acontece mediante agendamento. Urgências e Emergências devem ser encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
O Saúde Mental de Tramandaí, localizada no Centro de Atenção Psicossocial é coordenada pela psicóloga Sabrina Billo Sagatti.