Capivara “pega onda” na praia de Atlântida em Xangri-Lá

Patrulha Ambiental resgatou o animal e o encaminhou para área próxima à Lagoa do Quadros

Compartilhe

Capivara no mar na praia de Atlântida, em Xangri-Lá. Foto: Patram

Mais uma capivara resolveu aproveitar a praia no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O animal caminhou pela orla e tomou banho de mar na praia de Atlântida, em Xangri-Lá, na manhã desta quarta-feira (06). O passeio se estendeu até Capão da Canoa, onde ela foi resgatada pela Patrulha Ambiental (Patram).

A capivara tem hábitos aquáticos, mas normalmente preferem águas mais calmas, como as lagoas. Conforme a Patram de Capão da Canoa, o aviso sobre a presença do bicho na faixa de praia chegou a corporação no início da manhã. Os policiais iniciaram o monitoramento com apoio de servidores da Prefeitura de Xangri-Lá.

A captura não foi rápida, demorou cerca de duas horas e meia. Durante boa parte do tempo, a capivara esteve dentro do mar, “aproveitando” as ondas. Os profissionais conseguiram resgata-la na beira-mar de Capão da Canoa, na altura da Avenida Ubatuba de Farias.

061124 RESGATA CAPIVARA PRAIA ATLÂNTIDA PATRAM
Captura aconteceu em Capão da Canoa e teve apoio de servidores da Prefeitura de Xangri-Lá. Foto: Patram
061124 CAPIVARIA PRAIA MAR XANGRI-LÁ PATRAM 2
Policiais ambientais monitoram o animal por aproximadamente duas hora e meia. Foto: Patram
061124 CAPIVARIA PRAIA MAR XANGRI-LÁ PATRAM 3
Capivara no mar na praia de Atlântida, em Xangri-Lá. Foto: Patram

Conforme o comandante da Patram de Capão da Canoa, tenente Jeferson Zanini, o animal apresentava algumas escoriações e passou por avaliação de médico veterinário do Ceclimar /UFRGS. “Como ela estava bem, a lavamos até Lagoa do Quadros, que é o seu habitat natural”, disse ao portal Litoral na Rede.

No último verão, houve ao menos outros registros de capivaras nas praias do Litoral Norte. Relembre as notícias publicadas no Litoral na Rede:

Vídeo: capivara curte a praia e toma banho de mar para se refrescar em Tramandaí

Vídeo: Capivara “curte a praia” e é resgatada depois de entrar no mar no Litoral Norte

Conforme a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as capivaras são os maiores roedores do mundo e podem pesar até 75 quilos. “O dorso coberto por pelagem amarronzada com pelos longos e de textura áspera. Cabeça grande, orelhas pequenas e arredondadas. Patas curtas, com membrana interdigital nos dedos e cauda vestigial. Comem gramíneas e vegetação aquática, inclusive alface-d’água”, explica a universidade.

Compartilhe

Postagens Relacionadas