
O capitão José Lucas Monteiro assumiu, nesta semana, o comando da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT). Passou a ser o responsável pelas atividades de policiamento da Brigada Militar em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Itati e Três Forquilhas. Monteiro conversou com a reportagem do portal Litoral na Rede sobre a nova função.
Natural do estado de Alagoas, o capitão vive no Rio Grande do Sul desde 2022, quando foi aprovado no concurso para oficial da Brigada Militar. Antes de ser transferido para o Litoral Norte, atuou na Região Metropolitana de Porto Alegre, em cidades como Sapucaia do Sul e Canoas. Nessa última, trabalhou durante o grave período das enchentes de 2024.
Sobre a expectativa com a nova missão, o capitão Monteiro afirmou que espera “contribuir para as cidades, reduzindo os indicadores criminais e continuando o trabalho que já vinha sendo feito pelos outros oficiais, aplicando policiamento de forma inteligente”.
O oficial salienta que o trabalho seguirá baseado em dados e buscando uma aproximação com a população. “[A expectativa é trazer] um ambiente de segurança para aqueles que moram aqui e também para aqueles que visitam a região”.
O novo oficial foi recepcionado em Capão da Canoa pelo comandante do 2º BPAT, tenente-coronel Noé Jesus da Costa. O batalhão conta com outras duas companhias no Litoral Norte, uma delas com sede em Torres e a outra em Tramandaí.