
Secretaria da Saúde do RS habilitou Capão da Canoa para abrir o primeiro serviço especializado em saúde para idosos do Litoral Norte. Foto: Arthur Vargas/Ascom SES
O município de Capão da Canoa foi oficialmente habilitado para abrir um serviço especializado de saúde voltado à terceira idade, por meio do programa estadual Saúde 60+ RS. A expectativa é que a unidade entre em funcionamento até abril e realize cerca de 320 consultas médicas mensais, além de exames especializados.
O serviço, o primeiro deste gênero no Litoral Norte, funcionará em um prédio disponibilizado pela prefeitura no bairro Girassol e terá gestão municipal. A unidade servirá como referência para moradores de 23 municípios da região.
“As pessoas estão com uma expectativa de vida cada vez maior e precisamos ampliar os cuidados com os idosos frágeis para melhorar a qualidade de vida, a dignidade e a autonomia deles”, destacou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
O prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski, também celebrou a conquista: “É maravilhoso quando podemos oferecer um programa que cuida das pessoas no final de suas vidas. São cidadãos que já contribuíram muito, aos quais precisamos ser gratos”.
Como funcionará o Saúde 60+
O programa é uma estratégia do Governo do Estado para oferecer atendimento especializado a pessoas com 60 anos ou mais, com foco em idosos em situação de fragilidade ou com diagnóstico de demência.
-
Objetivo: Apoiar a atenção primária, evitar internações desnecessárias e reduzir filas de espera.
-
Acesso: O atendimento será feito via encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), seguindo critérios técnicos.
-
Regulação: O agendamento será controlado pelo Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon).
Investimento no Hospital Santa Luzia

Além do novo centro para idosos, a secretária Arita Bergmann anunciou o repasse de R$ 478 mil para o Hospital Santa Luzia, por meio do programa Avançar Mais na Saúde. O recurso será destinado à reforma e ampliação da farmácia da instituição e à compra de mobiliário.
Segundo o diretor executivo do hospital, Samuel Meoti, a obra deve ser concluída ainda em 2026 e “irá qualificar os serviços ofertados pelo hospital”.










