O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) confirmou que uma das etapas classificatórias para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2023 será realizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A escolha pela cidade de Capão da Canoa, para receber a 2ª Inter-regional, foi confirmada no fim de semana.
A vice-presidente Artística do MTG, Madeline Zancanaro, fez o anúncio durante o 71º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado no município de Alegrete. A classificatória está marcada para os dias 2 e 3 de setembro, em pleno mês farroupilha.
A inter-regional reunirá representantes de 10 regiões tradicionalistas (RTs) do Estado: 1ª, 2ª, 6ª, 12ª, 15ª, 16ª, 22ª, 23ª, 26ª, e 30ª RT, que englobam 106 municípios do Rio Grande do Sul.
A modalidade mais disputada no Enart é a de danças tradicionais. Na classificatória do Litoral Norte, as invernadas artísticas se apresentarão no Ginásio Otto Birlem. Os demais palcos ainda estão sendo definidos pela prefeitura em conjunto com o MTG.
A 1ª Inter-regional do Enart será em Cacequi, nos dias 26 e 27 de agosto. Já a 3ª está marcada para 7 e 8 de outubro. A grande final será de 24 a 26 de novembro em Santa Cruz do Sul.
Leia também: PTG Bocal de Prata, de Osório, é campeão do Juvenart Júnior 2023