
A Prefeitura de Capão da Canoa promoverá um mutirão para reavaliar cerca de 19 mil solicitações de exames dos últimos dois anos e que não foram realizados. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a mobilização contará com 20 médicos que analisarão se os pacientes ainda precisam dos procedimentos e estabelecerão os casos prioritários.
O mutirão terá início em 21 de julho e seguirá até 15 de agosto nas unidades de Estratégias da Saúde da Família (ESF) do município [veja o cronograma no final da matéria]. As solicitações envolvem exames de média a alta complexidade, realizados por clínica conveniadas com a prefeitura. Alguns exemplos são ressonância, tomografia e colonoscopia.
O secretário da Saúde de Capão da Canoa, Marcelo Berasi, informou ao Litoral na Rede que o mutirão contemplará requisições represadas do período de julho de 2023 a dezembro de 2024. Os pacientes deverão apresentar documento com foto e a requisição original.
“Todos os pacientes que comparecerem ao mutirão vão ser reavaliados pelos médicos. O objetivo é verificar se a pessoa ainda tem a necessidade e priorizar a pessoa que necessita do exame com urgência, organizar fila. Antes, os exames eram feitos sem critério”, afirmou Berasi.
O secretário explicou que desde o início deste ano, os médicos das unidades de saúde estão direcionando casos que necessitam de atendimento com especialistas para o sistema de Gerenciamento de Consultas antes de solicitar exames. Ele aponta que isso evita que os procedimentos precisem ser realizados duas vezes.
“Missão impossível zerar a fila de exames, mas vamos colocar dentro de uma normalidade para atender quem realmente precisa”, afirmou Berasi.
Cronograma por unidade de saúde (ESF)
- Novo Horizonte – 21 e 22 de julho
- Arroio Teixeira e Curumim – 23 de julho
- Praia do Barco – 24 e 25 de julho
- Parque Antártica – 28 e 29 de julho
- Capão Novo – 30 e 31 de julho, e 1º de agosto
- Santo Antônio – 4 de agosto
- Santa Luzia – 5, 6 e 7 de agosto
- São Jorge – 8, 11 e 12 de agosto
- Arco Íris – 13, 14 e 15 de agosto