Capão da Canoa e Xangri-Lá reivindicam retomada de projeto de viaduto na Estrada do Mar com a RS 407

Obra foi anunciada em 2017, mas nunca saiu do papel; prefeitos das duas cidades se reuniram com o governador em exercício

Compartilhe

Capão da Canoa e Xangri-Lá reivindicam retomada de projeto de viaduto na Estrada do Mar com a RS 407. Foto: Divulgação Daer / Aqruivo

Os municípios de Capão da Canoa e Xangri-Lá querem tirar da gaveta o projeto para a construção de um viaduto no entroncamento da RS 389, a Estrada do Mar, com a RS 407, no mais importante e movimentado acesso às duas cidades do Litoral Norte. A obra foi anunciado em 2017 pelo governo do Estado, chegou a ser realizada licitação, mas foi adiada, dois anos depois, por falta de recursos.

Os prefeitos de Xangri-Lá, Celso Bassani, e de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, reivindicaram ao governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior que a elevada volte para a pauta de investimentos do governo. A reunião ocorreu na tarde dessa quarta-feira (09) no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Amauri e Bassani destacaram a necessidade da obra para desafogar o trânsito na região, especialmente durante o período de alta temporada. O deputado federal Maurício Dziedricki também acompanhou o encontro.

O prefeito Bassani buscou ainda a reestruturação e duplicação da ERS-407 no trecho de Xangri-lá. No final do ano passado, o Estado assinou um convênio com Capão da Canoa para melhorias no trecho da estrada que passa pelo município. (Leia abaixo)

Prefeitos de Xangri-Lá, Celso Bassani, e de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, em reunião com o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior. Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

Ranolfo destacou que os pleitos “são importantes e já foram remetidos para a avaliação técnica do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)”.

Governo chegou a anunciar empresa para construir viaduto

Anunciada em 2017, no último ano do governo de José Ivo Sartori, a obra da viaduto da Estrada do Mar com a RS 407 tinha previsão de ser concluída em 2018. Primeiro houve problemas na licitação. Depois, em março de 2019, já na gestão de Eduardo Leite, chegou a ser anunciada a empresa que seria responsável pela execução, pelo valor R$ 4.289.722,12.

Mas em junho do mesmo ano, consultado pelo Litoral na Rede, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que a obra havia sido adiada por falta de recursos do Tesouro do Estado.

Duplicação da RS 407 em Capão da Canoa

A duplicação entre a Avenida Interbalneários e a Rótula da sede do Corpo de Bombeiros, em Capão da Canoa, está em fase de preparação da obra, segundo a prefeitura. O convênio com o governo do Estado, que liberou R$ 5,2 milhões para a construção foi assinado em 18 de dezembro na abertura da Operação Verão. O contrato com a empresa Compasul, responsável pela execução do projeto foi assinado em 28 de dezembro.

Compartilhe

Postagens Relacionadas