
A Câmara de Vereadores de Capão da Canoa aprovou a inclusão de educação financeira e empreendedorismo no currículo escolar. O projeto de lei 36/2025 teve unanimidade entre os legisladores na sessão plenária dessa segunda-feira (17).
A proposta prevê que os temas sejam abordados em atividades e conteúdos nas escolas das redes municipal e privada do município. O projeto de lei foi apresentado pela vereadora Paula Serra (Podemos), que é suplente e assumiu a função durante licença do vereador Alessandro Pereira.
O projeto será encaminhado para a Prefeitura e, para entrar em vigor, depende da sanção do prefeito Valdomiro Novaski.
“A inclusão da educação financeira e do empreendedorismo no currículo escolar é uma necessidade crescente, considerando os altos índices de endividamento no Brasil e a falta de alfabetização financeira da população”, destacou Paula.
A proposição inclui o tema de forma transversal nas diferentes disciplinas do contexto escolar. Prevê que sejam desenvolvidos conteúdos como planejamento financeiro pessoal e familiar, incluindo orçamento doméstico; noções básicas de economia, conceitos de moeda, inflação, tributos e juros; uso consciente do crédito; princípios do empreendedorismo; mercado de trabalho e geração de renda.