As campanhas de adoção de animais realizadas pela Vigilância em Saúde de Tramandaí garantiram um número recorde de cães que ganharam novos tutores. Entre 1º de janeiro e 20 de fevereiro deste ano, 52 cachorros que estavam no abrigo foram adotados.
De acordo com diretor da Vigilância em Saúde do Município, Victor Ilha, o número é maior que o registrado em todo o ano de 2017, quando ocorreram menos de 40 adoções. Victor alerta, no entanto, que mesmo com os resultados positivos o canil segue lotado, com mais de 130 animais.
“A demanda aumentou muito agora no Verão, há muitos casos de abandono e estamos recolhendo de um a dois animais por dia”, lamentou Victor. Ele explica, porém, que são retirados das ruas apenas animais doentes ou debilitados.
Campanhas de adoção
A Vigilância em Saúde de Tramandaí ampliou as campanhas de adoção com ações na beira-mar todas as sextas-feiras e sábados durante o verão. Quem leva pra casa um cão, ganha uma camiseta do Canil Municipal.
Além disso, em parceria com a ONG Te Amo Bicho, os peludos são produzidos e fotografados. Em janeiro, a fotógrafa e voluntária Eduarda Wolff Bonetto clicou 15 cães e todos já foram adotados. Agora ela fez fotos de mais 15 que são divulgadas na internet para facilitar e estimular os possíveis adotantes.
Victor Ilha lembrou que todos os animais do canil recebem tratamento com médico veterinário e são castrados. Segundo ele, os cães também recebem chips. “Caso ele venha a ser abandonado após a adoção, poderemos identificar o responsável e registrar uma ocorrência por abandono”, explicou.
Veja alguns dos cães disponíveis para adoção
Como adotar
Para adotar um animal basta ir até o Canil Municipal (estrada do Carrachi, a 600 metros da RS 030) de segunda a sexta das 8h às 17h. Todas as sextas e sábados é realizada a “Feira de Adoção” junto ao SESC na Beira-Mar. Ela tem início às 9h e se estende até às 18h. Para realizar a adoção é necessário levar o documento de identidade, além de ter planejamento e responsabilidade.