Bandeiraços, caminhadas, visitas a eleitores e inauguração de comitês marcaram o fim de semana dos cinco candidatos a prefeito de Tramandaí. O período de campanha, que iniciou na sexta-feira, terá um mês e meio de duração e quem busca os votos dos tramandaienses deve enfrentar dias de agenda cheia.
Os primeiros atos oficiais dos partidos e coligações já aconteceram nesses primeiros dias. Durante todo o sábado (17), a reportagem do portal Litoral na Rede acompanhou parte das agendas de cada um dos concorrentes a prefeito e perguntou a todos eles como será a campanha e qual a expectativa para a mobilização das próximas semanas. [Veja vídeo abaixo as repostas]
A aposta de parte dos candidatos nessa reta inicial foram bairros da cidade, como Barra, São Francisco I e Parque dos Presidente. Houve caminhadas, bandeiraço, inauguração de comitês e reuniões com candidatos a vereador.
Em Tramandaí, os candidatos são, em ordem alfabética, Flavinho Corso (PDT), Geraldo dos Santos (União Brasil), Juarezinho Marques (MDB), Professor Serginho Job (PT) e Valdir Borges (PL). Assim como na relação acima, eles serão citados em ordem alfabética ao longo da reportagem e do vídeo.
Veja o que dizem os cinco candidatos sobre a campanha
Flavinho Corso – Coligação “A vez a e voz da nossa gente” – PDT/PSD
Acompanhado da candidata a vice, Dalma Machado, Flavinho Corso teve como principal compromisso no sábado a inauguração do comitê de campanha, localizado na Avenida Fernandes Batos, 2560. Lideranças da coligação e candidatos a vereador participaram da abertura do espaço. Neste domingo (18), ele caminhou e interagiu com eleitores no Centro de Tramandaí.
“Uma campanha que seja crescente e sem mentira. É uma campanha que traga para dentro do processo, nosso processo da campanha, um processo de divisão com a nossa comunidade, falando a verdade, não enganando ninguém e falando sobre muitos projetos há muito tempo institucionalizados na nossa Tramandaí e enraizados da nossa Tramandaí. Então, a gente quer debater com a nossa comunidade, levar com transparência aquilo que faremos em Tramandaí e, obviamente, acima de tudo isso é dar vez e voz à nossa gente. Esse é o nosso lema de campanha, o slogan nosso da campanha a vez e a voz da nossa gente”, falou à reportagem o período eleitoral.
Geraldo dos Santos – Coligação “Tramandaí do Futuro” – União Brasil / Federação PSDB-Cidadania / PRD
Geraldo dos Santos esteve durante o fim de semana no bairro Parque dos Presidentes, acompanhado do candidato a vice, Rafa Machado da Rosa. Eles caminharam pelas ruas e visitaram eleitores para apresentar propostas.
Na noite de sábado, os integrantes da chapa majoritária da coligação tiveram uma reunião com candidatos a vereadores e lideranças dos partidos no diretório do União Brasil, na Avenida Fernandes Batos.
“A campanha de Geraldo e Rafa vai ser uma campanha bacana, uma campanha de mostrar as propostas, sem baterem em adversários porque a nossa meta é mostrar para os nossos eleitores e para nossa cidade de Tramandaí o quanto a gente quer melhorar a nossa cidade e quando a gente quer bem para a nossa cidade. Então, nós vamos mostrar propostas trabalhar muito, visitar muitas casas e falar das nossas propostas. Ter eles a oportunidade né de ver Geraldo e Rafa, como vocês vão fazer a gestão. E nós vamos mostrar para os eleitores”, disse à reportagem do portal.
Juarezinho Maques – Coligação “Somos todos Tramandaí” – MDB/PP/ podemos/ Republicanos / PSB
Juarezinho Marques fez campanha junto com o candidato a vice Claudiomir da Silva Pedro e candidatos a vereadores. A principal mobilização deste início de campanha aconteceu no sábado, no bairro São Francisco I. Depois de um acampamento no canteiro central da Avenida Emancipação, houve uma caminhada pelas ruas.
Neste domingo, Juarezinho esteve nos bairros Parque dos Presidentes e Estância Velha, onde caminhou pelas ruas e conversou com eleitores.
“Eu e o Claudiomir queremos fazer uma proposição aos nossos leitores, aos nossos munícipes de uma campanha onde vamos mostrar que temos um projeto de cidade. Esperamos que a campanha tenha um nível aceitável, porque as pessoas, com certeza, não querem ouvir baixaria nas redes sociais, embora a gente saiba que alguns partidos sempre fizeram isso, mas nós queremos propor o projeto, discutir projeto, falar com pessoas e tentar fazer uma campanha alegre, tranquila, aonde as pessoas possam participar junto com a gente do propósito que nós queremos de mudança”, afirmou em entrevista ao portal.
Professor Serginho Job – Federação Brasil Brasil Esperaça PT/PcdoB/PV
Professor Serginho Job participou de um bandeiraço, junto com a candidata e vice, Jaque Mira, e integrantes do PT, que concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores. A mobilização aconteceu na Avenida Fernandes Bastos, próximo da esquina com a Avenida Rubem Berta, na área central da cidade.
O local do ato de campanha é onde fica o comitê de campanha, inaugurado neste fim de semana.
“O PT sempre foi um partido que sempre ajudou esse ou aquele partido para poder voltar ou mudar a estrutura de poder dentro do município. O que eu vejo agora é a possibilidade de o partido se apresentar com uma nova forma de gestão aqui do município, pensando sempre né em participação popular”, disse à reportagem.
Valdir Borges – PL
Valdir Borges e candidato a vice, Marione Martins Gomes, dedicaram os primeiros dias de campanha a percorre bairros da cidade. Na sexta-feira (16) estiverem no Centro. Já no sábado, estiveram a Feira de Artesanato da Avenida Ubatuba de Farias.
No bairro Barra, acompanhados de candidatos a vereador, também visitaram empresas e casas de eleitores para apresentarem suas propostas.
“A gente vai fazer aquilo que eu sempre fiz das minhas campanhas: visitar o eleitor, ouviu o eleitor em todos os bairros e saber qual é a necessidade deles e até que ponto nós podemos, chegando na prefeitura, resolver esses problemas que a gente sabe que têm todos os bairros. Então a gente vai fazer uma campanha dentro da mídia social, mas eu gosto é de apertar a mão do eleitor, de olhar no olho do eleitor e mostrar para o eleitor aquilo que eu tenho a capacidade de resolver e também ouvir o eleitor, qual é a tua prioridade máxima”, disse Valdir ao Litoral na Rede.