O calor vai aumentar nos próximos dias no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e os termômetros devem marcar mais de 30ºC. O primeiro fim de semana de fevereiro será com predomínio de tempo firme e chance de chuva rápida apenas em parte da região.
O cenário de tempo seco e abafado está, possivelmente, relacionado, à atuação da zona de convergência do Atlântico Sul na região Sudeste do Brasil. Quando esse fenômeno ocorre, é como se ele puxasse toda a umidade disponível para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Normalmente chove em abundância nessa parte do país, enquanto a região Sul fica mais seca.
As temperaturas sobem mais significativamente a partir de domingo (02), quando, em alguns pontos do Litoral Norte, já ultrapassam os 30ºC. Essas marcas mais altas devem ocorrer em cidades mais afastadas do mar, como Osório e Santo Antônio da Patrulha.
Mais perto da costa, em Tramandaí, Imbé, Xangri-Lá e Capão da Canoa, por exemplo, as máximas no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes ficam entre 28ºC e 30ºC.
Chuva
Se chover, será no sábado (1º), com precipitações rápidas. Portanto, uma possível chuva não deve atrapalhar a programação na beira da praia, os eventos ao ar livre ou as celebrações religiosas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá no Litoral Norte.
Além disso, a chance de chuvas rápidas, típicas do verão, está mais restrita a municípios mais próximos a encosta da Serra e a à divisa com Santa Catarina, como Maquiné, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Arroio do Sal e Torres.
Previsão diária e temperaturas
Sexta-feira (31): muito sol e calor em toda região. – Temperatura Mínima de 17ºC e Máxima de 28ºC.
Sábado (1º): Sol, calor e chance de chuvas rápidas nas cidades mais ao norte. – Temperatura Mínima de 21ºC e Máxima de 28ºC.
Domingo (02): Tempo firme e mais sol em todo o Litoral Norte. – Temperatura Mínima de 22ºC e Máxima de até 31ºC.
Segunda-feira (03): Tempo segue ensolarado e abafado. – Temperatura Mínima de 24ºC e Máxima de até 34ºC.
Por Ludmila Pochmann / Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar