O Litoral Norte sediará na próxima segunda-feira (11), o 4º encontro regional do ‘Cada Gota Conta’, em Santo Antônio da Patrulha. O evento promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) conta com uma série de painéis sobre reservação de água, irrigação e piscicultura.
O ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta – Para Mais ou Para Menos, o Debate Sobre Água é Agora’ é uma pauta da gestão do deputado Adolfo Brito (PP), que é presidente do Parlamento gaúcho. Os outros três encontros ocorreram em Sobradinho, Santa Cruz do Sul e Panambi.
Em Santo Antônio da Patrulha, o evento começa às 9h, na Câmara de Vereadores. A jornalista Gisele Loeblein será a responsável pela mediação do simpósio, que contará com a explanações de quatro especialistas. A TVAL transmite ao vivo o evento, no canal convencional e no YouTube.
Conforme a programação, primeiramente haverá uma rodada de introdução à pauta central do ‘RS Sustentável: Cada Gota Conta’, com o presidente da ALRS, o prefeito Rodrigo Massulo, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Alexandre Airoldi.
Após a rodada de introdução, o seminário seguirá com as explanações dos especialistas. Confira abaixo.
- José Enoir Daniel, engenheiro agrônomo e assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS – instância organizadora dos simpósios -, focará em questões legislativas;
- Cristiano Horbach Prass, chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, trará a visão do Governo;
- Claudio Cunha, advogado especialista em Direito Ambiental, contemplará a situação jurídica do tema;
- José Tronchoni, engenheiro agrônomo do IRGA, o Instituto Rio Grandense do Arroz, falará sobre a viabilidade de sistemas irrigatórios.
Conforme a ALRS, a ideia dos debates com a sociedade civil consiste em apresentar alternativas que direcionem para a elaboração de uma legislação – a ser ratificada pelos parlamentares – que possa sanar ou mitigar as dificuldades recorrentes em períodos de estiagem a partir de dinâmicas de armazenagem de água e posterior implementação de mecanismos de irrigação. Aumento da produtividade, zelo ambiental e segurança jurídica aos agricultores são os focos da temática elencada.