
O dono de um cachorro que morreu com bicheira e sem tratamento foi preso em flagrante, nesta terça-feira (15), em Santo Antônio da Patrulha. A ação conjunta da Polícia Civil (PC) e do Departamento de Bem Estar Animal do município localizou ainda, na casa do acusado, outros quatro cães e nove porcos doentes.
Conforme a Polícia Civil, nem o animal que morreu, nem os demais teriam recebido qualquer tipo de tratamento. “O flagrado já havia sido notificado previamente recebendo orientações sobre o cuidado que deveria ter com seus cachorros e porcos”, relatou a Delegacia de Polícia de Santo Antônio da Patrulha.
O homem, que não teve o nome divulgado, foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos contra animais com resultado morte. Os policiais informaram que o preso seria encaminhado para o sistema prisional, já que não foi estabelecida fiança.
Os cães e porcos doentes serão atendidos pela equipe do Departamento de Bem Estar Animal, que também fornecerá ração para a manutenção dos animais. Eles ficaram sob responsabilidade de fiel depositário.






Pena
A pena para maus-tratos a animais no Brasil é de três meses a um ano de detenção e multa. No entanto, quando se trata de cão ou gato, a pena é de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal.
Bicheira
Bicheiras são um nome comum para um problema conhecido como miíase. É a infecção do corpo por larvas de insetos voadores – normalmente moscas. Elas consomem tanto o tecido vivo quanto o tecido morto do hospedeiro, além de líquidos do corpo.