Cabos da ponte pênsil de Torres se rompem e dezenas de pessoas caem na água; há desaparecidos

Bombeiros realizam buscas a mãe e filho que teriam caído no Rio Mampituba; número de desaparecidos pode aumentar

Compartilhe

Cabos se romperam e dezenas de pessoas caíram no Rio Mampituba. Foto: Reprodução / redes sociais

O rompimento de cabos que sustentam a ponte pênsil que liga os municípios de Torres e Passo de Torres (SC) provocou a queda de dezenas de pessoas nas águas do Rio Mampituba. O acidente ocorreu por volta das 2h30 desta segunda-feira (20). Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), ao menos duas pessoas estão desaparecidas.

VÍDEO: veja momento em que estrutura cede e pessoas caem no rio

Aproximadamente 30 pessoas foram retiradas das águas pelos bombeiros com auxílio de populares. As cirscuntâncias do acidente estão sendo apuradas.

“Os cabos cederam em toda a extensão voltada para a Serra. Ela [a ponte] continua semifixa, mas o lado dos cabos voltados para a Serra cedeu todo”, descreveu, ao Litoral na Rede, o coronel Rodrigo Canci Pierozan, comandante do 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM), responsável pelo Litoral Norte.

A capacidade máxima indicada para a travessia simultânea é de 20 pessoas, mas já se sabe que o número de pessoas na ponte era maior no momento em que os cabos se romperam. Já se sabe, conforme o coronel, que muitas pessoas estavam atravessando a ligação entre as duas cidades no momento do acidente. O número oficial, porém, dificilmente será conhecido.

“Com certeza havia um número muito superior [de pessoas sobre a estrutura, em relação à capacidade permitida]. Talvez a gente nunca consiga esse número, mas com certeza estava muito além da capacidade”, acrescenta.

Por volta das 8h, os bombeiros realizavam buscas a duas pessoas desaparecidas: uma mulher e uma criança, que seria seu filho, cujos nomes ainda não foram confirmados. Ambas, supostamente, estariam sobre a estrutura e caíram nas águas. O número de desaparecidos, no entanto, ainda pode aumentar.

A estrutura montada no local para realizar as buscas conta com botes, barcos, jet-ski e mergulhadores. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) removeram parte dos feridos para o hospital de Torres. Policiais da Brigada Militar (BM) também estão no local.

Sobre a ponte pênsil

Considerada um dos pontos turísticos de Torres, a ponte pênsil sobre o Rio Mampituba foi inaugurada em 1985, tornando-se o único elo entre as cidades de Torres e Passo de Torres, em Santa Catarina, juntamente com uma balsa que funcionava a poucos metros do local.

Feita de madeira e cabos de aço, sua travessia é feita apenas por pedestres.

Ponte pênsil sobre o Rio Mampituba. Foto: Adriano Daka / divulgação PMT

Matéria em atualização.

Compartilhe

Postagens Relacionadas