O Instituto Butantan liberou nesta terça-feira (12) mais 1 milhão de doses da vacina contra o novo coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com essa remessa, o Butantan totaliza 46,112 milhões de doses disponibilizadas ao Ministério da Saúde desde o início deste ano e cumpre o primeiro contrato firmado com o governo federal em janeiro.
Segundo informações do governo de São Paulo, na próxima sexta-feira (14) começa a entrega das doses previstas no segundo contrato, que é de 54 milhões de vacinas. A primeira remessa será de 1,1 milhão de doses.
“As vacinas entregues em maio foram produzidas a partir de 3 mil litros de insumos recebidos no dia 19 de abril. Assim que um novo lote de insumos da China chegar ao país, será possível retomar a produção e efetuar novas entregas do imunizante ao governo federal”, diz o governo de São Paulo.
Não há confirmação de quando os imunizantes serão enviados pelo governo federal aos estados. Para o Rio Grande do Sul, devem ser destinadas 129.000 doses da Coronavac, que devem ser utilizadas para a segunda aplicação, como tem ocorrido nas últimas remessas da vacina do Butantan.
De acordo com as informações do governo paulista, também serão entregues neste mês mais 30 milhões de doses da vacina contra a gripe para distribuição em todo o país.
* Atualizado às 11h41 para incluir informação das doses da CoronaVac que serão enviadas ao RS.