O comando regional da Brigada Militar (BM) no Litoral Norte está a cargo de um novo oficial da corporação. O tenente-coronel Artur Marques de Barcellos assumiu a função na última quinta-feira (06).
O militar atuava, até então, no 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), com sede em Bento Gonçalves e abrangência em municípios da Serra que recebem expressivo número de visitantes.
O tenente-coronel Barcellos substitui o coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, que passou para a reserva remunerada de corporação. Na despedida do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Litoral, o oficial se reuniu com a equipe da unidade e também com oficiais dos batalhões da região, 8°BPM e 2°BPAT, para apresentar o novo comandante.
O coronel Humberto soma 35 anos de trabalho e desde 2021 estava atuando em Osório. Primeiro, comandou o 8º BPM. Depois, foi comandante interino, chefe do Estado-Maior e comandante do CRPO Litoral.
A solenidade oficial de passagem de comando ainda será agendada, assim como a comemoração alusiva aos 26 anos do CRPO Litoral.
CRPO Litoral
A criação do CRPO Litoral, em 02 de junho de 1998, foi uma decisão estratégica da Brigada Militar para melhor ordenamento das questões de segurança pública nos municípios litorâneos e da encosta da serra.
Situado em Osório, o CRPO Litoral abrange, atualmente, 23 municípios. A atividade operacional diária é executada pelos dois Batalhões subordinados: 8º BPM e 2º BPAT.
Além do policiamento de rotina, diversas operações são realizadas pelo CRPO Litoral, por meio de seus batalhões. Algumas operações acontecem em conjunto com outros comandos da Brigada Militar e outros órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e, ainda, a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.