Brigada Militar registra queda de até 50% nos principais crimes no Litoral Norte

Brigada Militar registra queda de até 50% nos principais crimes no Litoral Norte

Balanço do primeiro semestre de 2026 aponta redução em roubos, furtos e homicídios; veja números

Compartilhe

Foto: Brigada Militar / 42ºBPM / Arquivo

A Brigada Militar (BM) encerrou o primeiro semestre de 2026 com redução nos principais indicadores de criminalidade no Litoral Norte. Conforme balanço divulgado pelo Comando Regional de Polícia Militar Litoral (CRPM Litoral), os maiores recuos foram registrados nos roubos de veículos, que caíram 50% em relação ao mesmo período do ano passado, e nos furtos qualificados, com redução de 39%.

Os dados englobam a atuação do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e do 42º Batalhão de Polícia Militar (42º BPM), responsáveis pelo policiamento ostensivo na região.

Entre os indicadores divulgados pela corporação também aparecem reduções de 31% nos furtos e arrombamentos em residências, 30% nos roubos a estabelecimentos comerciais, 28% nos roubos a pedestres, 25% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que incluem os homicídios, e 24% nos furtos de veículos.

Mais de 100 mil pessoas abordadas

Além dos índices de criminalidade, a Brigada Militar apresentou um balanço das ações operacionais realizadas nos seis primeiros meses do ano.

No período, foram 101.775 pessoas abordadas, 45.705 veículos fiscalizados, 31.625 ocorrências atendidas e 3.576 barreiras policiais realizadas.

As operações também resultaram em 1.111 prisões em flagrante, 247 foragidos capturados, 166 armas apreendidas e 126 quilos de drogas retirados de circulação.

Ações preventivas

O levantamento também destaca as atividades preventivas desenvolvidas pela Brigada Militar na região.

Segundo o CRPM Litoral, foram realizadas 935 visitas da Patrulha Maria da Penha, responsável pelo acompanhamento de mulheres com medidas protetivas, além de 3.877 ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em escolas e 2.465 visitas preventivas em propriedades rurais e estabelecimentos comerciais.

De acordo com a Brigada Militar, os números refletem o trabalho integrado desenvolvido pelos efetivos do 8º BPM e do 42º BPM, aliado às ações de prevenção, fiscalização e repressão qualificada ao crime em toda a região do Litoral Norte.

Compartilhe

Postagens Relacionadas