Brigada Militar forma 100 novos soldados para reforçar segurança no Litoral Norte

Solenidade realizada em Osório marcou conclusão do curso de formação dos policiais

Compartilhe

Foto: Pietro Marques / PMO

A segurança dos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul estará reforçada, a partir dos próximos dias, com a chegada de novos policiais militares aos efetivos da Brigada Militar (BM) na região.

Nessa sexta-feira (23), 100 novos soldados participaram da cerimônia de formatura que marcou a conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) da Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), em Osório.

O curso, iniciado em janeiro deste ano, contou com 1.730 horas-aula realizadas nas modalidades de ensino à distância e presencial. Os novos soldados foram treinados em diversas disciplinas que simularam situações de rotina dos agentes, como uso da força e da arma de fogo, suporte básico da vida em urgências e emergências, mediação de conflitos e adoção de medidas preliminares em locais de crise, além de conteúdo teórico sobre Direito Penal, Ética e Cidadania, entre outras atividades.

Durante a formatura, os novos soldados receberam a cobertura branca e as divisas, indicação de que estão prontos e capacitados na missão de polícia ostensiva em sua plenitude. A atuação na região e nos demais municípios do Estado iniciará nas próximas semanas. Não há, contudo, definição sobre quantos desses novos soldados permanecerá na região.

O comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral, coronel Sergio Gonçalves dos Santos, destacou o papel da polícia militar no contexto da defesa social e deixou um conselho aos novos profissionais da segurança. “Aprimorem as qualidades do equilíbrio e do condicionamento técnico profissional para enfrentar as adversidades. E exercitem constantemente a resiliência, pois ela nos mantém íntegros em cenários de muitas exigências”, recomendou o comandante.

Além de Osório, a BM também promoveu a formatura de novos soldados nos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Montenegro, Santa Rosa e Rio Pardo. Ao todo são 436 formandos, sendo 352 homens e 84 mulheres que estarão nas ruas reforçando a segurança da população gaúcha. Destes, 40 soldados são naturais de outros estados, como Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Autoridades da região e militares acompanharam a solenidade em Osório. Foto: Pietro Marques / PMO

Na Capital, onde 129 soldados concluíram a formação, a cerimônia contou com a participação do governador Ranolfo Vieira Júnior. “Tivemos mais de oito mil servidores admitidos nas forças de segurança pública do RS recentemente. Esses novos soldados da Brigada Militar se somam a eles, e aos que já atuam há mais tempo, com a nobre missão de proteger a sociedade, de salvar vidas. Tenho convicção de que este caminho, de qualificar as nossas instituições, vai colaborar para que sigamos na busca pela redução da criminalidade do Estado”, disse.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Vanius Cesar Santarosa, que é coronel da reserva da BM, comentou sobre a presença que a corporação tem nas cidades gaúchas. “Em poucos dias, eles estarão à frente de diversas comunidades, sendo, em muitos casos, a face mais visível do Estado. Por isso, ressaltei a eles a importância de atender bem as pessoas”, revelou.

Compartilhe

Postagens Relacionadas