
Policiais do 42º Batalhão de Polícia Militar (42º BPM) flagraram um racha de motos na madrugada desta sexta-feira (17), na ERS-407, em Capão da Canoa. A equipe da Brigada Militar conseguiu acompanhar uma das quatro motocicletas usadas nas manobras perigosas e realizou a abordagem e apreensão do veículo em Xangri-Lá.
Os policiais realizavam patrulhamento ostensivo de rotina quando flagraram quatro motocicletas realizando a disputa de velocidade. Além do racha, os policiais presenciaram os condutores realizando manobras de alto risco, empinando as motos, acelerando excessivamente e produzindo forte ruído sonoro com o uso de escapamentos adulterados.
Os militares emitiram ordens de parada utilizando os sinais sonoros e luminosos da viatura. No entanto, os motociclistas desobedeceram aos comandos e iniciaram fuga em alta velocidade. Diante da reação, a equipe iniciou um acompanhamento tático e conseguiu abordar uma das motos já na praia de Atlântida, em Xangri-Lá.
Sem habilitação e com droga no bolso
A motocicleta abordada trafegava sem os espelhos retrovisores e com o sistema de escapamento modificado. Ao realizarem a identificação do condutor, os policiais constataram que o jovem, de 18 anos, possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida apenas na categoria B, não sendo legalmente habilitado para conduzir veículos de duas rodas. Na garupa da moto, viajava uma adolescente.
Durante a revista pessoal no motorista, os PMs encontraram ainda uma porção de maconha escondida no bolso direito da calça.
Procedimentos e acúmulo de multas
O jovem, que até então não possuía antecedentes criminais, foi autuado e responderá pelos crimes de direção perigosa e porte de entorpecentes. A ocorrência foi formalizada por meio de um Termo Circunstanciado (TC) lavrado no próprio local da abordagem. A passageira menor de idade foi liberada e entregue formalmente à sua responsável legal.
A ação resultou no recolhimento da motocicleta para o depósito credenciado do DetranRS. Devido à gravidade e ao acúmulo de irregularidades flagradas, a Brigada Militar confeccionou um total de 27 autos de infração de trânsito contra o condutor.










