Brigada Militar aponta redução em cinco indicadores de criminalidade em Capão da Canoa

Compartilhe

Policiamento no calçadão de Capão da Canoa. Foto: Éverton Ubal, Robson Alves e Lucas Dario / BM

Cinco de sete indicadores de criminalidade analisados pela Brigada Militar (BM) apresentaram redução em Capão da Canoa no ano de 2018 em comparação com 2017. O Litoral na Rede teve acesso aos números junto à 1ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT).

A queda mais expressiva no ano passado foi no número de ocorrências de roubos a estabelecimentos comerciais e financeiros (-71,8%).  Também diminuíram os assaltos a residências (- 47,8%) e pedestres (-32,7%) e os roubos de veículos (- 23,7%).

Houve ainda redução nos homicídios (-13,6%). Em 2018, foram registrados 19 assassinatos contra 22 em 2017. Por outro lado, aumentaram os casos de arrombamento (+13%) e furto de veículo (+16,8%).

O comandante da 1ª Cia do 2º BPAT, capitão Juliano Giboski, avalia que ações da equipe de inteligência policial tem sido fundamentais para a redução de maioria dos indicadores de criminalidade em Capão da Canoa.

“Nossa equipe de inteligência vem identificando os suspeitos, a partir daí utilizamos o policiamento ostensivo, efetuando abordagens visando a prisão de foragidos, apreensões de arma e drogas. Tirando esses indivíduos de circulação conseguimos evitar os delitos”, afirmou o oficial da BM ao Litoral na Rede.

O capitão também destaca as ações da Patrulha Tático Móvel (Patamo) e do Pelotão de Operações Especiais (POE), como a realização de barreiras e abordagens de veículos e pessoas. “Estamos efetuando barreiras de trânsito visando combater o furto e roubo de veículos. Os delinquentes, devido a essas ações, acabam migrando para outro lugar ou sendo presos” constatou Giboski.

Ao longo do ano passado, a BM abordou 20.186 pessoas e realizou 468 prisões em flagrante em Capão da Canoa. Os policiais apreenderam 24 armas de fogo e 29,3 quilos de drogas no município.

Ações de prevenção

060219 PROJETO VERÃO BM CAPÃO 02
25 crianças participam do projeto de verão da Brigada Militar em Capão da Canoa. Foto: BM
060219 PROJETO VERÃO BM CAPÃO 01
Estudantes tem atividades ligadas a temas como cidadania. Foto: BM

Além do policiamento, a Brigada Militar de Capão da Canoa aposta em ações de prevenção junto às crianças do município. Em 2018, o Programa de Resistência às Drogas (PROERD) atingiu mais de 500 estudantes. Durante o verão, é realizado o projeto “Formando Crianças para o Futuro”. São 25 participantes que recebem lições do PROERD em áreas como higiene, cidadania e artesanato. Os policiais militares também levam o grupo para passeios.

Compartilhe

Postagens Relacionadas