Brigada Militar aponta redução em cinco indicadores de criminalidade em Capão da Canoa

Brigada Militar aponta redução em cinco indicadores de criminalidade em Capão da Canoa

Compartilhe

Policiamento no calçadão de Capão da Canoa. Foto: Éverton Ubal, Robson Alves e Lucas Dario / BM

Cinco de sete indicadores de criminalidade analisados pela Brigada Militar (BM) apresentaram redução em Capão da Canoa no ano de 2018 em comparação com 2017. O Litoral na Rede teve acesso aos números junto à 1ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT).

A queda mais expressiva no ano passado foi no número de ocorrências de roubos a estabelecimentos comerciais e financeiros (-71,8%).  Também diminuíram os assaltos a residências (- 47,8%) e pedestres (-32,7%) e os roubos de veículos (- 23,7%).

Houve ainda redução nos homicídios (-13,6%). Em 2018, foram registrados 19 assassinatos contra 22 em 2017. Por outro lado, aumentaram os casos de arrombamento (+13%) e furto de veículo (+16,8%).

O comandante da 1ª Cia do 2º BPAT, capitão Juliano Giboski, avalia que ações da equipe de inteligência policial tem sido fundamentais para a redução de maioria dos indicadores de criminalidade em Capão da Canoa.

“Nossa equipe de inteligência vem identificando os suspeitos, a partir daí utilizamos o policiamento ostensivo, efetuando abordagens visando a prisão de foragidos, apreensões de arma e drogas. Tirando esses indivíduos de circulação conseguimos evitar os delitos”, afirmou o oficial da BM ao Litoral na Rede.

O capitão também destaca as ações da Patrulha Tático Móvel (Patamo) e do Pelotão de Operações Especiais (POE), como a realização de barreiras e abordagens de veículos e pessoas. “Estamos efetuando barreiras de trânsito visando combater o furto e roubo de veículos. Os delinquentes, devido a essas ações, acabam migrando para outro lugar ou sendo presos” constatou Giboski.

Ao longo do ano passado, a BM abordou 20.186 pessoas e realizou 468 prisões em flagrante em Capão da Canoa. Os policiais apreenderam 24 armas de fogo e 29,3 quilos de drogas no município.

Ações de prevenção

060219 PROJETO VERÃO BM CAPÃO 02
25 crianças participam do projeto de verão da Brigada Militar em Capão da Canoa. Foto: BM
060219 PROJETO VERÃO BM CAPÃO 01
Estudantes tem atividades ligadas a temas como cidadania. Foto: BM

Além do policiamento, a Brigada Militar de Capão da Canoa aposta em ações de prevenção junto às crianças do município. Em 2018, o Programa de Resistência às Drogas (PROERD) atingiu mais de 500 estudantes. Durante o verão, é realizado o projeto “Formando Crianças para o Futuro”. São 25 participantes que recebem lições do PROERD em áreas como higiene, cidadania e artesanato. Os policiais militares também levam o grupo para passeios.

Compartilhe

Postagens Relacionadas