Os bombeiros militares foram mobilizados, no início da manhã desta segunda-feira (28), para resgatar um capivara que estava circulando pelo Centro de Osório. O chamado foi atendido pouco depois das 6h. Vigilantes que atuam no Largo do Estudantes pediram ajuda para a remoção do animal para um local seguro.
De acordo com o sargento Duarte, do Pelotão de Bombeiro Militar do município, a equipe de segurança tentou sem sucesso capturar a capivara que acabou se abrigando na sala da vigilância do largo. “Ela estava bem acuada. Usamos uma corda, a mesma que usamos para pegar cachorros”, relatou o sargento.
Os militares colocaram o animal em uma gaiola e o levaram para uma área mais afastada do município. O bicho foi libertado às margens da Lagoa dos Barros, próximo à RST-101.
Segundo os bombeiros, a capivara apresentava apenas pequenas lesões, de possível contato com cercas, mas estava em boas condições. “Logo que abrimos a gaiola ela já correu e foi para a água”, contou o sargento Duarte.
Veja o vídeo
A capivara, espécie encontrada em todo o Brasil, é considerada o maior roedor do mundo. Esses animais são classificados como mamíferos semi-aquáticos e vivem em locais próximos a lagos, rios e banhados na América do Sul.