Bombeiros passam a contar com ambulâncias de resgate em mais três cidades do Litoral

Veículos serão empregados em Capão da Canoa, Terra de Areia e Torres; serviço deve entrar em funcionamento em novembro

Compartilhe

Nova ambulância que será empregada pelo Pelotão de Bombeiro Militar de Torres. Foto: CBM

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) recebeu mais dez ambulâncias para o serviço de resgate. Três desses veículos foram destinados ao Litoral Norte do Estado, paras as cidades de Capão da Canoa, Terra de Areia e Torres.

Com isso, passará a cinco o número de pelotões de bombeiro militar da região com este serviço, que já funciona em Tramandaí e Santo Antônio da Patrulha. Tramandaí, que já contava com este tipo de resgate, recebeu uma ambulância nova do Governo do Estado em setembro. Em Santo Antônio da Patrulha, os bombeiros contam com um veículo cedido pelo município.

O comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), capitão Fernando Goulart Silva, informou ao Litoral na Rede que, nos próximos dias, serão realizados ajustes nas novas ambulâncias. Segundo ele, a expectativa é de que elas comecem a ser utilizadas no mês de novembro.

“Elas vão ficar completas, inclusive com desfibrilador e oxigênio. A gente vai poder prestar o serviço de resgate de forma completa”, projetou o oficial do CBMRS. “Antes de pô-las em serviço a gente vai fazer uma instrução para o efetivo. Embora todo o efetivo já tenha treinamento, a gente vai fazer uma atualização para operar essas ambulâncias”, complementou o capitão.

Ao longo desta semana, os bombeiros também definirão com os municípios as situações em que o serviço de resgate será empregado em ações coordenadas com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de cada município.

“Temos que fazer as diretrizes de atendimento. Conversar com as prefeituras, que já têm o serviço instalado de urgência e emergência, como o SAMU, e ver como se dará esse atendimento, quem que vai atender cada ocorrência”, explicou o comandante.

CBM recebeu 10 ambulâncias de resgate na última sexta-feira. Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini

A expectativa é de que os pelotões de Osório, Cidreira e Santo Antônio da Patrulha recebam novas ambulâncias ainda neste ano. Para todo o Estado, foram entregues 10 ambulâncias de resgate e quatro caminhões autobomba-tanque para o Corpo de Bombeiros Militar.

Compartilhe

Postagens Relacionadas