
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) interditou, na última semana, o Ginásio Municipal Tenente Marino Dias de Oliveira, o Gigantinho, em Tramandaí. Conforme o comandante do Pelotão do município, tenente Elísio Lucrécio, foram constatadas diversas precariedades e deficiências nos itens mínimos de prevenção e proteção contra incêndios.
A vistoria foi solicitada pelo Ministério Público de Tramandaí, que alertou sobre a precariedade da sala onde está instalada a Biblioteca Municipal Manoelito de Ornellas. O comandante do Pelotão explicou que toda a edificação do Gigantinho acabou sendo vistoriada e todos os apontamentos que motivaram a interdição foram repassados para a Prefeitura.
Conforme avaliação dos bombeiros, havia extintores de incêndio vencidos, sinalizações e iluminações de emergências em desconformidade com a legislação. O documento aponta ainda que “a edificação possui risco de colapso estrutural do telhado, fiações elétricas precárias e janelas com vidros quebrados, com risco de queda em via pública, um risco iminente a vida, a integridade física de pessoas e ao funcionamento da edificação”.
O secretário de Turismo, Rojoel Amaral, informou ao Litoral na Rede, que está ciente dos apontamentos que levaram o Corpo de Bombeiros Militar a interditar o Gigantinho. “Devido à pandemia, não há recursos. Na quarta-feira, haverá uma reunião do Conselho Municipal de Turismo. Neste encontro, iremos definir as reformas emergenciais que possibilitem a reabertura do Gigantinho”, afirmou.
Sobre os extintores vencidos encontrados no local, o secretário explicou, que os equipamentos haviam sido guardados em uma sala. Rojoel informou ainda, que a sala cedida no Gigantinho ao Instituto Geral de Perícias (IGP) para a confecção de Carteira de Identidade, funcionará temporariamente, no Posto de Informação ao Turista, a 50 metros do ginásio.