Candidatos aprovados no último concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e que aguardam serem chamados e nomeados pelo poder executivo, realizaram uma manifestação em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O secretário-chefe da Casa Civil adjunto, Bruno Pinto de Freitas, recebeu uma comissão do grupo dos bombeiros excedentes, após solicitação do deputado Pedro Pereira (PSDB), que participou do encontro. O coordenador geral adjunto da Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS), Ubirajara Ramos, e o coordenador de secretariado adjunto, Nelvio Rodrigues, também participaram do ato.
Conforme Pereira é preciso que o governo chame os suplentes aprovados, que passaram por todas as etapas do certame. “O governo se comprometeu em não realizar novos concursos da corporação, enquanto houver bombeiros excedentes, mas não há um cronograma”, afirmou.
O parlamentar que é do mesmo partido do governador Eduardo Leite, declarou aos manifestantes que sempre foi parceiro dos bombeiros. “Sou o autor da Emenda Constitucional que separou o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, que proporcionou à corporação autonomia financeira e administrativa”, lembrou Pedro Pereira.
A ABERGS informou que ao todo são 700 suplentes aprovados que já passaram por todas as etapas do concurso, realizado em 2018. O movimento que tem como lema “Chamar para Salvar”. “Temos certeza que estes homens e mulheres, futuros Soldados do CBMRS, farão enorme diferença, qualificando ainda mais as estruturas e fortalecendo a instituição”.