
Um ciclone intenso e atípico vem ganhando notoriedade e atenção por parte dos centros de meteorologia do Brasil e do mundo. O sistema de baixa pressão deverá passar pela Costa gaúcha entre esta terça-feira (17) e a quarta-feira (18), provocando vendaval e ressaca do mar.
O 9°Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), responsável pelo Litoral Norte, está em atenção e monitora as informações da meteorologia. O subcomandante do Batalhão, major Vinícius Lang, informou que a corporação está em contato com a Defesa Civil.
“Os pelotões que compõem o 9ºBBM, com área de abrangência no Litoral Norte do Estado, já estão em contato com a Defesa Civil dos municípios para o fim de antecipação e aproximação em ações futuras, tais como fornecimento de telhas, lonas, colchões, cortes de árvores e afins”, destacou.
Por conta da previsão de um cenário climático adverso, o 9° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), também aponta cuidados importantes que devem ser adotados pela população.
Ao Litoral na Rede, o major Lang salientou que, no período de fortes ventos, deve ser evitada qualquer atividade náutica. Adverte também para cuidados redobrados em locais de maior vulnerabilidade para quedas de árvores e postes sobre residências e outras edificações.
Outro aviso é relacionado à fiação elétrica. Em caso de quedas de cabos, as pessoas não devem se aproximar ou encostar.